Al An’am 6/94
Allah dirá: “E, com efeito, chegais a Nós sozinhos , como vos criamos da vez primeira, e deixastes, atrás das costas, o de que fizemos vos assenhoreardes. E não vemos, junto de vós, vossos intercessores, que pretendíeis parceiros em vossa adoração. Com efeito, o que havia entre vós cortou-se. E sumiu, para longe de vós, o que pretendíeis.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
E comparecereis ante Nós, isolados, tal como vos criamos da primeira vez,(446) deixando atrás de vós tudo quanto vos concedemos, e não veremos convosco vossos intercessores, os quais pretendíeis fossem vossos parceiros; rompeu-se o vínculo entre vós e eles, e se vos desvaneceu tudo quanto inventastes.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Algumas das várias idéias relacionadas com a “criação” estão anotadas na nota do versículo 117 da 2ª Surata. Se o corpo do homem foi criado do barro, ou seja, de matéria terrestre, houve um processo primitivo de criação de tal matéria. Aqui, o corpo é deixado de lado, sendo a alma trazida a foco. A alma passou por vários processos de modelagem e adaptação à suas várias funções em seus vários ambientes (versículo 7-9 da 32ª Surata). Porém, cada alma, em particular, depois de deixar o corpo, volta à forma com que foi criada, com nada mais do que sua história — “com as obras que realizou” —, a qual faz parte integrante dela. Qualquer coisa exterior, dada como ajutório para o seu desenvolvimento — “tudo quanto vos concedemos” — deverá, necessariamente, ser deixada de lado, não obstante ela ter-se orgulhado dela. Estas coisas exteriores poderão consistir de coisas materiais, por exemplo, riqueza, propriedades, sinais de poder, influência e causas de orgulho, como filhos, parentes e amigos etc., ou coisas intangíveis, como talento, intelecto etc..E comparecereis ante Nós, isolados, como vos criamos da primeira vez, despidos de tudo quanto vos havíamos concedido. E não estareis acompanhados por vossos intercessores, de quem fazíeis Nossos associados. Rompido será o vínculo que vos une. E abandonados sereis por vossas ilusões.
(Mansour Challita, 1970)
E agora vós vindes a Nós um por um iguais como Nós vos criamos em princípio, e vós tendes deixado para trás o que Nós vos concedemos, e Nós não vemos convosco os vossos medianeiros, de quem vós asseverastes que eram partícipes com Deus nos vossos negócios. Agora vós tendes sido separados uns dos outros e aquilo que vós supunheis falhou.
(Iqbal Najam, 1988)