Al A’raf 7/11
..
(Fundação Suleymaniye)
وَلَقَدْ خَلَقْنَاكُمْ ثُمَّ صَوَّرْنَاكُمْ ثُمَّ قُلْنَا لِلْمَلٰٓئِكَةِ اسْجُدُوا لِاٰدَمَۗ فَسَجَدُٓوا اِلَّٓا اِبْل۪يسَۜ لَمْ يَكُنْ مِنَ السَّاجِد۪ينَ
Al A’raf 7/11
E, com efeito, criamo-vos; em seguida, configuramo-vos; depois, dissemos aos anjos: “Prosternai-vos diante de Adão.” E prosternaram-se, exceto Iblis. Ele não foi dos que se prosternaram.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
Criamo-vos e vos demos configuração[¹], então dissemos aos anjos: Prostrais-vos ante Adão! E todos se prostraram, menos Lúcifer, que se recusou a ser dos prostrados.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] O termo "configuração", ou "forma", deve ser interpretado, não somente referindo-se à forma física, a qual muda a cada dia que passa, mas também às várias configurações ou formas que a nossa existência ideal e espiritual possa tomar, de tempos em tempos, de acordo com as nossas experiências interiores. Comparar com o versículo 8 da 82ª Surata. A Forma, ou Ideal, ou Padrão Original, de acordo com a doutrina mística de Platão, tal como a desenvolve na sua obra, "A República", pode também ser comparada com os "nomes" ou a natureza e qualidade das coisas, que Deus ensinou a Adão (versículo 31 da 2ª Surata, e versículo 94 da 6ª Surata, e respectivas notas). Somente após Adão (o que serve para toda a humanidade) ter sido ensinado, é que foi pedido aos anjos que se curvassem ante ele, pois, pela graça de Deus, seu status ficou virtualmente mais elevado. Note-se a transição: de "vós" (plural), na primeira cláusula, para "Adão"; na Segunda cláusula; Adão e humanidade são sinônimos; o plural é restabelecido nos versículos 14, 16-18 desta surata.
E criamo-vos e demo-vos forma e dissemos, então, aos anjos: “Prostrai-vos ante Adão.” Todos se prostraram exceto Satanás.
(Mansour Challita, 1970)
E Nós criamo-vos, e depois demo-vos forma; e depois dissemos aos anjos, ‘Submetei -vos a Adão’; e eles todos se submeteram. Mas Iblis não o fez; ele não quis ser dos que se submeteram.
(Iqbal Najam, 1988)
Al A’raf 7/11