Al A’raf 7/163
..
(Fundação Suleymaniye)
وَسْـَٔلْهُمْ عَنِ الْقَرْيَةِ الَّت۪ي كَانَتْ حَاضِرَةَ الْبَحْرِۢ اِذْ يَعْدُونَ فِي السَّبْتِ اِذْ تَأْت۪يهِمْ ح۪يتَانُهُمْ يَوْمَ سَبْتِهِمْ شُرَّعًا وَيَوْمَ لَا يَسْبِتُونَۙ لَا تَأْت۪يهِمْۚ كَذٰلِكَ نَبْلُوهُمْ بِمَا كَانُوا يَفْسُقُونَ
Al A’raf 7/163
E pergunta-lhes[¹] pela cidade[²], que ficava à beira-mar, quando seus habitantes cometeram agressão, no sábado, quando os peixes lhes chegaram emergindo em seu dia de sábado, e, em dia, em que não sabatizavam, não lhes chegavam estes. Assim, pusemo-los à prova, pela perversidade que cometiam.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Lhes : aos judeus.
[²] Cf. II 65 n1
Interroga-os a respeito da cidade próxima ao mar[¹], de como os seus habitantes profanavam o sábado, pescando; de como, quando profanavam o sábado, os peixes apareciam à flor d’água; em troca, não lhes apareciam nos dias que não eram sábado. Assim os pusemos à prova, por sua transgressão.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Pescar, como todas as outras atividades, era proibido ao povo de Israel no sábado. Como esta prática era costumeiramente observada, aos sábados os peixes chegavam à tona com uma sensação de segurança nas águas dos canais e lagos, coisa que não acontecia nos outros dias, quando a pesca era livre. Isto constituía uma grande tentação para os transgressores, à qual eles não podiam resistir. Alguns dos seus homens reverentes protestavam, mas isso não surtia efeito. Quando as suas transgressões, que, supomos, se estenderam aos outros mandamentos, ultrapassaram os limites, o castigo chegou. Eles foram desprezados pelo seu próprio povo, e se tornaram como os símios, sem lei e sem ordem ou decência, a localidade particular é tida como a cidade de Eliat.
E interroga-os acerca da cidade que beirava o mar e como, quando seus habitantes respeitavam o sábado, os peixes vinham a eles, boiando, e quando desrespeitavam o sábado, os peixes sumiam. Assim provamo-los na sua depravação.
(Mansour Challita, 1970)
E perguntem-lhes no que respeita a cidade que estava junto ao mar. Quando eles violaram o Sábado; quando o seu peixe lhes veio no seu dia de Sábado aparecendo à superfície da água. mas no dia em que eles nào guardaram o Sábado, ele não veio a eles. Assim Nós os experimentamos porque eles eram rebeldes.
(Iqbal Najam, 1988)
Al A’raf 7/163