Al Qasas 28/23
E, quando chegou ao poço de água de Madian, encontrou, junto dele, uma multidão de homens, que abeberava os rebanhos, e encontrou, um pouco distante deles, duas mulheres, que retinham os seus. Ele disse; “Qual é vosso intuito?” Ambas disseram; “Não abeberaremos nossos rebanhos, até que os pastores partam com os seus, e nosso pai é bastante idoso.”
Dr. Helmi Nasr, 2015
E quando chegou à aguada de Madian,¹ achou nela um grupo de pessoas que dava de beber (ao rebanho), e viu duas moças que aguardavam, afastadas, por seu turno. Perguntou-lhes: Que vos ocorre? Responderam-lhe: Não podemos dar de beber (ao nosso rebanho), até que os pastores se tenham retirado, (e temos nós de fazer isso) porque o nosso pai é demasiado idoso.
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ A primeira coisa que um errante do deserto procuraria seria um oásis onde pudesse obter água, de um manancial ou poço, à sobra das árvores, para se abrigar do sol escaldante, e a companhia de algum ser humano. A aguada dos madianitas era, provavelmente, um poço fundo, uma vez que os mananciais de superfície são raros nos desertos arenosos, onde o nível das águas é baixo, a menos que haja um monte, de onde flua um regato.
E quando chegou à aguada de Median, encontrou um grupo de pastores que davam de beber a seus rebanhos e duas mulheres, afastadas, que seguravam suas ovelhas. Perguntou às mulheres: “Qual é vosso problema? ” Responderam: “Não podemos dar de beber ao nosso rebanho até que os pastores se tenham afastado, e nosso pai é muito velho.”
Mansour Challita, 1970
E quando chegou à água de Midian, achou lá um grupo de homens dando água aos seus rebanhos. E achou ao lado deles duas mulheres guardando para trás os seus rebanhos. Ele disse, “O que é que vos acontece?” Elas responderam. “Nós não podemos dar água aos nossos rebanhos enquanto os pastores não retirarem os seus rebanhos, e o nosso pai é um homem muito velho”.
Iqbal Najam, 1988