A oração é invalidada quando alguém passa pela frente de uma pessoa que ora?
A oração de uma pessoa que ora não é interrompida ou invalidada por qualquer pessoa passando pela sua frente. No entanto, alguém que passa entre o corpo e o lugar de prostração (onde a testa é tocada) de uma pessoa que ora, peca por causa de perturbar a oração da pessoa.
Existem vários hadices narrados por diferentes cadeias de narradores sobre isso:
“Se a pessoa que passa na frente de alguém que está orando soubesse quão grande fardo esse pecado resultou, ficar em pé por quarenta [anos], seria melhor para ela do que passar na frente de uma pessoa que está orando.”1
Foi narrado de ‘Abdur-Rahman bin Abu Sa’eed que seu pai disse: “O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Quando um de vós estiver orando em direção deixe-o orar enfrentando uma “sutra”, e deixe-o chegar perto dela e não deixe ninguém passar na frente dela. Se alguém vier e quiser passar na frente, deixe-o lutar com ele, pois ele é um diabo.”2
Uma “sutra = سترة” é um objeto que serve como uma barreira ou uma marca que deve marcar o alcance da testa de uma pessoa onde se prostra durante a oração.
Quando o Profeta (ﷺ) viajava, ele levava com ele um pequeno pedaço de madeira e rezava enfrentando para ele. No deserto aberto, enquanto caminhava por uma batalha, ele colocava sua lança no chão e rezava em frente a ela. É uma Sunna confirmada, mas não é obrigatória, porque é sabido que às vezes ele orava sem uma sutra também.
O veredicto difere enquanto rezar na congregação. Alguém vem por trás e passa a encher uma vaga na linha frontal pode passar pela frente dos oradores sem cometer um pecado. Apenas passar pela frente de imã, a pessoa que lidera a oração é proibida.