Fussilat 41/11
Em seguida, dirigiu-se ao céu, enquanto fumo, e disse-lhe e à terra: “Vinde ambos, de bom ou de mau grado.” Ambos disseram:” Viemos obedientes.
Dr. Helmi Nasr, 2015
Então, abrangeu, em Seus desígnios, os céus¹ quando estes ainda eram gases, e lhes disse, e também à terra: Juntai-vos, de bom ou de mau grado!² Responderam: Juntamo-nos voluntariamente.
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ Segundo o versículo 30 da 79ª Surata, poderia parecer que a terra surgiu depois da criação dos céus. Na presente passagem, a criação da terra e a evolução da vida, em nosso globo, são mencionadas primeiro; a criação dos céus, em sete firmamentos, é mencionada depois. As duas exposições não são inconsistentes. É manifestado, aqui, que quanto os céus foram feitos em sete firmamentos, eles existiam previamente como fumaça, ou vapor, ou gases. A idéia que se deriva de uma comparação das relevantes passagens alcorânicas é que Deus primeiro criou a matéria primeva, sem ordem, forma ou simetria. Este estado é chamado de caos, em oposição ao cosmo, na cosmogonia grega. O estágio seguinte seria a condensação dessa matéria primeva em gases, líquidos ou sólidos. Neste sentido, não nos é dada nenhuma informação precisa; isso pertence ao domínio da física. Quanto à terra, somos informados sobre quatro estágios ou dias.
² Tomamos isso como significando que o desígnio de Deus, na criação, não foi para conservar separados o céu e a terra, mas juntos, como de fato estão, fazendo, ambos, parte do sistema solar, e viajando pelo espaço. E toda a matéria criada por Deus obedece às leis atribuídas a ela.
Dirigiu-se, depois, ao céu que era ainda uma nebulosa e disse-lhe e à terra: “Vinde, de bom ou de mau grado.” Disseram: “Iremos de bom grado.”
Mansour Challita, 1970
Depois Ele voltou-se para o céu, enquanto era ainda uma espécie de fumo, e disse-lhe e à terra: “Vinde ambos vós, de boa vontade ou de má vontade”. Eles disseram, “Nós vamos, em pronta obediência”.
Iqbal Najam, 1988
Alcorão 41/11