Al Hachr 59/2
Ele é Quem fez sair, de seus lares, os¹ que renegaram a Fé, dentre os seguidores do Livro, quando do primeiro êxodo.² Não pensastes que eles sairiam. E eles pensaram que suas fortalezas os abrigariam de Allah. Mas Allah chegou-lhes por onde não supunham, e arrojou o terror em seus corações: arruinaram suas casas, com as próprias mãos e com as mãos dos crentes. Então, tomai lição disso, ó vós dotados de visão!
Dr. Helmi Nasr, 2015
¹ Os: os judeus da tribo Bani An-Nadir.
² Alusão á primeira de uma série de expulsões dos judeus de Al Madinah.
Foi ele Quem expatriou os incrédulos, dentre os adeptos do Livro,¹ quando do primeiro desterro. Pouco críeis (ó muçulmanos) que eles saíssem dos seus lares, porquanto supunham que as suas fortalezas os preservariam de Deus; porém, Deus os açoitou, por onde menos esperavam,² e infundiu o terror em seus corações; destruíram as suas casas com suas próprias mãos,³ e com as mãos dos fiéis. Aprendei a lição, ó sensatos!
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ Isto se refere aos Banu Annadhir, cujas intrigas e traições quase aniquilaram a causa islâmica, durante os perigosos dias da batalha de Uhud, no mês de Chawal, do ano 3 da Hégira. Quatro meses depois, foram tomadas medidas contra eles. Foi-lhe ordenado que abandonassem a posição estratégica que ocupavam, a aproximadamente 5 km de Madina, pondo em perigo a própria existência da comunidade local. No início eles se recusaram, confiando em suas fortalezas, em sua alianças secretas com os idólatras de Makka e nos hipócritas de Madina. Mas quando o exército muçulmano se concentrou para combatê-los, cercando-os por alguns dias, os seus aliados não levantaram um dedo para auxiliá-los e eles foram bastante inteligentes em partir. A maior parte deles se juntou aos seus irmãos na Síria, com a permissão dos muçulmanos. Outros se juntaram aos seus irmãos em Khaibar.
² Eles haviam feito um jogo duplo. Originariamente, eram aliados dos muçulmanos de Madina, mas secretamente participavam de intrigas juntamente com os idólatras de Makka e os hipócritas de Madina. Tentaram mesmo assassinar traiçoeiramente o Profeta, enquanto este lhes fazia uma visita, quebrando assim as leis da hospitalidade e do seu próprio juramento de aliança. Pensavam eles que os coraixitas de Makka e os hipócritas de Madina os ajudariam. Porém, não o fizeram. Pelo contrário, os onze dias de cerco mostraram-lhes a sua própria fraqueza. Seus suprimentos haviam sido cortados; e as exigências do cerco obrigaram à destruição dos seus pomares, e a reviravolta da sua sorte desanimou-os. Seus corações ficaram abatidos, pelo terror, e eles tiveram de capitular. E além de tudo, destruíram as suas próprias casas, antes de abandoná-las. Ver a nota seguinte.
³ Suas vidas foram poupadas e foi-lhes dado um prazo de dez dias para se mudarem juntamente com suas famílias, podendo levar todos os apetrechos que pudessem carregar. Determinados a não deixar habitações para os muçulmanos, demoliram suas próprias casas e destruíram suas propriedades para completarem a devassa que as operações de guerra haviam causado pelas mãos das forças sitiantes muçulmanas.
Foi Ele quem expulsou de suas habitações, desde a primeira mobilização, ós descrentes dentre os adeptos do Livro. Vós não pensáveis que seriam desalojados, e eles acreditavam mesmo que suas fortalezas os protegiam contra Deus. Deus os atacou por onde não esperavam e lançou o terror nos seus corações; c suas casas foram demolidas por suas próprias mãos tanto quanto pelas mãos dos crentes. Tirai as conclusões, vós que tendes olhos.
Mansour Challita, 1970
Ele é Quem expulsou aqueles do povo do Livro, que descreram, de suas casas a o primeiro exílio. Vós não julgastes que eles partiriam, ceies julgaram que as suas fortalezas os defenderíam contra Allah. Mas Allah veio sobre eles de onde eles não esperavam, e lançou terror no seu coração, de modo que eles destruíram as suas casas com as suas próprias mãos e as mãos dos crentes. De modo que aproveitai a lição. Oh vós que tendes olhos.
Iqbal Najam, 1988
Alcorão 59/2