At Talaq 65/6
Fazei-as¹ habitar onde habitais, conforme vossos recursos, e não as prejudiqueis, para constrangê-las. E, se são grávidas, despendei com elas, até deporem suas cargas. E, se elas vos amamentam o filho, concedei-lhes seus prêmios. E que, entre vós, haja deliberações mútuas, de modo conveniente. E, se estais em dificuldade, outra lhe amamentará o fílho.
Dr. Helmi Nasr, 2015
¹ As: as mulheres divorciadas.
Instalai-as (as divorciadas) onde habitais, segundo os vossos recursos, e não as molesteis, para criar-lhes dificuldades.¹ Se estiverem grávidas,² mantende-as, até que tenham dado à luz. Se amamentam os vossos filhos, pagai-lhes a sua recompensa e consultai-vos cordialmente. Porém, se encontrardes constrangimento³ nisso, que os amamente outra mulher.⁴
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ Um homem egoísta, aproveitando-se do divórcio, pode, no período probatório, tornar miserável a vida da mulher. Isto é proibido. Ela deve ser provisionada no mesmo nível dele, de acordo com o seu status de vida.
² Se a mulher estiver grávida, uma terceira vida entra em cena, por causa da qual é acrescentada a responsabilidade de ambos os pais. De qualquer modo, não pode haver separação, antes da criança nascer. Mesmo depois do nascimento, es a reconciliação entre os pais não for possível, o pai tem o dever de cuidar da criança e da mãe, e deve haver consentimento mútuo entre eles.
³ “Se encontrardes constrangimento”, ou seja, se o leite da mãe cessar, ou se a sua saúde não ajudar, ou se surgir qualquer circunstância que impeça o procedimento natural da mãe de alimentar o seu próprio filho.
⁴ O pai deve arcar com todas as despesas, com a pensão razoável e necessária para a mãe.
E instalai-as onde vós estais instalados, de acordo com vossos recursos. E não as maltrateis para forçar sua saída. Se estiverem grávidas, sustentai-as até que dêem à luz. E se amamentarem para vós, pagai-lhes um salário, e deliberai, juntos, conforme os bons costumes. Contudo, se encontrardes dificuldades mútuas, que outra mulher seja encarregada do aleitamento.
Mansour Challita, 1970
Alojai-as durante período prescrito na casa cm que vós habiteis, de acordo com os vossos meios; e não lhes façais mal de maneira a que lhes possais causar incômodos. E se elas estão grávidas despendei com elas até que estejam livres da sua carga. E se elas amamentarem a criança para vós, dai-lhes a sua recom pepensai e consultai em conjunto com amabilidade; mas se vós o fazeis embaraçoso um para o outro, então deixai que outra mulher amamente a criança para o pai.
Iqbal Najam, 1988
Alcorão 65/6