Tomar banho (ghusl) é suficiente para realizar as orações – salat? Devemos também tomar wudu após o banho?
O verso em que a ablução do wudu e a ablução do ghusl estão descritas é a seguinte:
Ó vós que credes e confiais! Quando vos levantardes para a oração, lavai o vosso rosto e as vossas mãos até aos cotovelos. Roçai as vossas cabeças e os vossos pés, até os tornozelos. Banhai-vos se estais junub. Se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se um de vós chega de onde satisfazer a sua necessidade ou se tiverdes relação com vossas mulheres e não encontrardes a oportunidade de usar água, dirigi-vos a uma superfície pura e roçai com ela os vossos rostos e as vossas mãos. Deus não vos quer constranger mas quer purificar-vos e completar Sua graça para convosco. Talvez, cumpris vossos deveres.
Al Maidah 5/6
De acordo com este verso, aqueles que são polutos (junub) só podem realizar oração (salat) quando tomam banho (ghusl). Portanto, pode-se realizar a oração com ghusl e sem tomar ablução (wudu), desde que não surja nenhuma razão para quebrar o wudu. Ghusl é suficiente para isso.
Narrado por Aisha (r.a.):
“O Mensageiro de Allah (saw) realizava ghusl e dois racates (genuflexão) e a oração fajr. Eu não me lembro dele renovando ablução depois de realizar ghusl. ”
(Abu Dawood, Lustração, 98)
Narrado por Aisha (r.a.):
“O Mensageiro de Allah (saw) não realizava ablução após ghusl.”
(Tirmizi, Lustração, 79; Nasai, Lustração, 160; Ibn Majah, Lustração, 96; Ahmed b. Hanbal, 6/68; 192)
Depois de escrever essa narração, Tirmizi acrescenta: “Essa é a opinião de sahaba e da maioria dos estudiosos. Eles dizem que o ablução não é necessário depois de ghusl.
De acordo com uma narração de Abdullah Ibn Omar, O Mensageiro de Allah respondeu uma pergunta sobre a realização de ablução após ghusl: “Qual ablução pode ser melhor do que ghusl?” (Hakim, Mustadrak, Lustração, numero de hadice: 103 (548)