O comando para infaq (gastar para os outros) de nossa riqueza é mencionado freqüentemente no Alcorão. Qual poderia ser a razão desse comando de caridade?
Há mesquinhez na natureza humana. Portanto, não há comandos no Alcorão para acumular riqueza, e todos os comandos são fazer “infaq”. O túnel é chamado nafaq (النفق) em árabe. Fazer “infaq” é “passar algo através de um túnel”. Vasos sanguíneos são como túneis. Assim como o sangue flui através do corpo por meio de vasos, a riqueza flui por meio do “infaq”. Infaq significa gastar. Gastar para agradar a Deus é gastar com necessitados como doação. O Allah Glorificado dá um exemplo sobre esse efeito.
O exemplo daqueles que despendem suas riquezas no caminho de Deus é como o exemplo de quem plantou um grão. Ele germina sete espigas; e cada espiga tem cem grãos. Deus multiplica mais ainda a quem faz o que é necessário. Deus é Munificente, Onisciente.
Al Baqarah 2/261
O versículo aponta que o gasto no caminho de Allah tem um efeito de multiplicação. Os pobres gastam o dinheiro que recebem rapidamente. Por exemplo, eles pagam pelo dono da mercearia. O dono da mercearia paga esse dinheiro ao atacadista, o atacadista paga pelo trabalhador e o trabalhador paga pelos seus gastos … e a cadeia cresce. Uma unidade de dinheiro gasto como doação inicia um fluxo de maior tamanho e se torna o sucessor de 700 unidades de trabalho. Os benefícios desse gasto chegam ao dono da doação que concede a recompensa por essa boa ação.
A mesquinhez é ruim. Não importa quão rica seja uma pessoa, o homem só pode gastar pequena parte da riqueza. Propriedades que não são apresentadas para o uso de outros se perdem. Quem usa sua mente percebe que mesquinhez é mal. O dinheiro que não é gasto não serve a nenhum propósito. O dinheiro é a pedra angular da economia, uma vez que fornece o fluxo de produtos e serviços. As necessidades estão satisfeitas com isso. É como o sangue no corpo que deveria estar sempre fluindo. Gastar nos pobres é semelhante a bombear sangue para os capilares. O país começa a paralisar. Os comandos do Allah Glorificado são seguintes:
Em verdade os vossos bens e os vossos filhos são uma mera tentação. Mas sabei que Allah vos reserva uma magnífica recompensa. Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais. Escutai-O, obedecei-Lhe e fazei caridade, que isso será preferível para vós! Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados. Se emprestardes a Allah espontaneamente, Ele vo-lo multiplicará e vos perdoará, porque Allah é Retribuidor, Tolerante,
At Taghábun 64/15–16–17
Os que despendem suas riquezas no caminho de Deus, em seguida, não joguem na cara o que despenderam e não machuquem, há prêmio na presença do seu Senhor. Eles não temem, nem se afligem. Dizer uma palavra amável e encobrir um erro é melhor que uma caridade que machuca e é jogada na cara. Deus não precisa de nada, Ele é Clemente. Crentes! Não desprezai vossa ajuda jogando na cara e machucando! Não comportai-vos como quem despende sua riqueza por ostentação, para ser visto pelos homens, e não crê em Deus e no Derradeiro Dia. O seu caso é semelhante ao de uma rocha coberta por terra. Uma chuva abundante cai e a deixa nua. Tais pessoas não podem obter o resultado que esperam de seu trabalho. Deus não guia o povo que ignora os versos. Os que despendem suas riquezas, em busca do agrado de Deus e se asseguraram, são como dono de um jardim que fica em um terreno alto que recebe chuva abundante e produz em dobro, os seus frutos. Há orvalho, mesmo que não chova. Deus vê tudo que vós fazeis. (Imaginai uma pessoa que) possui um jardim que tem arcos que fluem águas nele, toda a espécie de frutos, tamareiras e videiras, mas a velhice o tinha atingido, e seu filho precisa de proteção. Um ardente furacão atingiu e queimou o jardim. Qual de vós quereis de estar no lugar dele? Assim Deus elucida os versículos, a fim de que vós refletirdes. Crentes! Despendei dos limpos que vós tiverdes ganhado e das coisas que Nós vos fizemos sair da terra, à beneficência. Não tentais dar os que são maus que vós não o tomaríeis, a não ser que fechásseis os olhos. Sabei que Deus não precisa de nada, Ele faz tudo de bom. Satã vos atemoriza com a pobreza e quer que fazeis obscenidade. E Deus vos promete perdão e favor. Deus tem amplos meios e é Onisciente.
Al Baqarah 2/262–263–264–265–266–267–268