O Que é o Islã?

A religião de Deus é como água pura que todo ser humano precisa e desfruta!

A RAIZ DA PALAVRA ISLÃ

A raiz da palavra “Islã” significa “submissão (a Deus)”. Portanto, devemos descrever “Islã” como o nome para “o estilo de vida no qual as pessoas se submetem voluntária e incondicionalmente às decisões de Deus”. Em árabe, alguém que se submete a Deus é chamado de “muçulmano”.

A DEFINIÇÃO DE MUÇULMANO

De acordo com o Alcorão, todos os profetas – de Adão a Maomé (que a paz esteja com eles) – se submeteram a Deus.

Abraão não era nem judeu nem cristão. Ele se orientou a verdade e se submeteu a Deus. Ele não foi dos mushriks (que colocam Deus em segundo lugar).

Ál Imran 3/67

Dizeis que Abraão, Ismael, Isaque, Jacó e seus descendentes eram judeus¹ ou cristãos? Diz: “Vós sabeis melhor ou Deus?” Quem mais injusto que aquele que oculta a verdade que lhe foi mostrado por Deus? Deus não está desatento ao que fazeis.

Al Baqarah 2/140

A religião perante Deus é Islã. Aqueles a quem foi concedido o livro, após a ciência haver-lhes chegado, discrepam por causa dos esforços da supremacia um ao outro. Quem resiste a ignorar os versículos de Deus, Deus ajusta rápido a sua conta.

Ál Imran 3/19

Isso significa que desde a criação da humanidade, todos os crentes que viveram pelas leis de Deus sempre foram muçulmanos. Notavelmente, as palavras “crente” e “aqueles que creem” são mencionadas no Alcorão pelo menos sete vezes mais do que a palavra muçulmano.

A DEFINIÇÃO DE RELIGIÃO

Deus descreve a religião como “a fitrah – a ordem natural” no Alcorão:

Volte o teu rosto diretamente para a religião, a fitrah/a lei válida de Deus nos seres. Ele criou as pessoas de acordo. Não há nada que possa substituir o que Deus criou. Esta é a verdadeira religião,³ mas a maioria dos homens não sabe disso.

Ar Rum 30/30

Então, qualquer coisa que prejudique a criação de Deus, perturbe a ordem natural ou contradiga a natureza humana também se opõe aos princípios da religião. Opressão, injustiça (An Nahl 16/90), modificação genética e deterioração do meio ambiente (Al Baqarah 2/205) são apenas alguns exemplos.

UM MUÇULMANO É LIVRE

Uma pessoa que se submete a Deus se abstém de fazer o mal seguindo as regras de Deus e vive sua vida da melhor maneira possível. Isso requer uma quantidade sutil de esforço, mas Deus promete no Alcorão que Ele guiará corretamente aqueles que se esforçam pelo caminho de Deus (Al Ankabut 29/69). Pessoas que se submetem a Deus fazem o melhor para alcançar bons resultados, e sempre colocam sua confiança em Deus (Al Ahzab 33/3) que garante os melhores resultados (Al Kahf 18/44).

Isso leva à autoconfiança, paz interior e harmonia com a sociedade. Como resultado desses esforços, os crentes não temem nada além de Deus e não se afligem. Deus diz o seguinte sobre essas pessoas:

Não! A recompensa daqueles que se comportam bem e se direcionam totalmente para a direção que Deus quer é junto de seu Senhor. Não há temor sobre eles, nem se entristecem.

Al Baqarah 2/112

Essas pessoas alcançam a verdadeira liberdade porque priorizam os mandamentos de Deus sobre seus próprios desejos e as expectativas dos outros, libertando-se assim das restrições da autoridade mundana. Esse é o zênite da liberdade neste mundo e certamente levará à salvação eterna.