O que é Shirk?

A palavra “shirk” tem uma raiz de palavra que significa “parceria”.

Shirk não se limita ao politeísmo nem é a descrença na existência e unidade de Deus. Todos sabem instintivamente que o Criador, o Governador do Universo é Um (An Nissa 4/171, Al Ankabut 29/636263), embora Ele seja chamado por nomes diferentes entre diferentes grupos de pessoas em diferentes línguas. Shirk é associar parceiros a Deus, dar a outra pessoa uma parte de algo que pertence a Deus, o que pode ser a atribuição de alguns dos atributos de Deus a outros seres, amar eles como se amasse Deus (Al Baqarah 2/165), buscar ajuda deles e ouvi-los incondicionalmente, tornando-se assim um servo deles.

De acordo com os dicionários árabes clássicos, ser servo é obedecer de boa vontade, com amor e respeito.1 Nesse sentido, as pessoas devem ser servas somente de Deus, pois ninguém pode servir a dois senhores (Az Zumar 39/29, Mateus 6:24).

Quando nos dedicamos à servidão de Deus, nenhum outro obstáculo, benefício ou perspectiva de benefício pode nos impedir de cumprir Seus mandamentos. Nós nos tornamos apenas servos de Deus, e esse é o mais alto padrão de liberdade que alguém pode atingir.

Em vez disso, se priorizarmos outras coisas sobre os decretos de Deus, e desconsiderarmos o modo de vida que Deus prescreveu para nós enquanto tentamos obter o que desejamos na vida mundana, então nos tornamos servos de nossos desejos. Deus descreve essas pessoas no Alcorão (Al Furqan 25/43, Al Jassiyah 45/23) como “aqueles que adotam seus desejos como suas divindades”. Adotar outras divindades além de Deus, por definição, é shirk.

Riqueza, prestígio, fama, sistemas de princípios baseados na opinião humana e até mesmo o bem-estar de nossos entes queridos podem se tornar nossas divindades se preferirmos a devoção para atingir esses objetivos em vez de cumprir os decretos de Deus. Este parece ser o tipo mais comum de shirk que as pessoas cometem nesta era.

Se violarmos os mandamentos de Deus ou não seguirmos as regras de Deus por medo dos outros, medo da pobreza, medo de perder amigos ou ganhos mundanos, etc., então significa que os priorizamos em vez de Deus e cometemos shirk. Os crentes, em vez de temer perdas nesta vida, devem temer a maior perda que podem experimentar na vida após a morte (At Taubah 9/24). Deus é Aquele que é digno de ser temido mais do que os outros (Al Baqarah 2/4041, Ál Imran 3/282930, At Taubah 9/13).

Existem também outras formas de shirk, nas quais as pessoas adotam os chamados seres “sagrados” como intercessores entre Deus e elas mesmas “para se aproximarem de Deus” (Az Zumar 39/3). Essas pessoas pensam que profetas, santos, estudiosos ou alguns “servos amados” de Deus estão mais próximos de Deus do que elas, e pedem sua intercessão em vez de invocar Deus diretamente (Az Zumar 39/8). Essa é uma maneira errônea de pensar porque Deus nos informa que Ele está mais próximo de nós do que nossas veias jugulares/terminações nervosas2 (Qaf 50/16). Essas pessoas ignoram a onipresença de Deus e o fato de que Deus é Aquele que conhece todas as suas necessidades, concede-lhes todas as bênçãos e as salva de todo o mal (Al An’am 6/6364, Yunus 10/107).

A adoção de Jesus, o Messias, como Deus e o pensamento de salvação por meio dele também é o resultado da opinião de intercessão. Os cristãos afirmam que Jesus intercederá pelas pessoas e as salvará. Portanto, as seguintes perguntas vêm à mente:

Quem é mais misericordioso do que Deus para que as pessoas possam precisar de sua intercessão para salvação? Deus é Beneficente e Misericordioso (Al Fátihah 1/2).

Quem é mais poderoso que Deus para salvar as pessoas do castigo de Deus? (Al An’am 6/17, 39:4344). A resposta é “Ninguém”.

É por isso que a intercessão não é a maneira correta de servir a Deus. Devemos invocar, orar e pedir perdão diretamente a Deus (Al Ahqaf 46/23). Abraão, o pai das nações, foi um servo íntegro de Deus, e ele disse:

Eu me consagro a Quem criou os céus e a terra; sou monoteísta e não me conto entre os idólatras.

Al An’am 6/79 hyk

IDOLATRIA

Adotar intercessores é como adotar divindades menores entre Deus e a pessoa, o que acaba servindo a essas divindades em vez de a Deus.

Foi isso que os povos antigos fizeram: eles atribuíram certos atributos de Deus a algumas divindades menores imaginárias, como “o deus da fertilidade”, “o deus do amor”, “o deus do sol”, “o deus do submundo”, etc. (Al An’am 6/74, Al A’raf 7/138, Taha 20/88). Eles os nomearam e criaram imagens deles, formando assim ídolos. Esta é a essência da idolatria, e idolatria é shirk.

ARREPENDIMENTO ANTES QUE SEJA TARDE

Devemos lembrar que shirk é o maior pecado que Deus nunca perdoará na vida após a morte, a menos que a pessoa se arrependa e se emende antes que a morte se aproxime (An Nissa 4/48, 116). Se percebermos que cometemos qualquer forma de shirk, devemos mudar nosso comportamento e pedir perdão a Deus antes que seja tarde demais.


  1. Maqayis al-Lugha, Mufradat fi Gharib al-Quran ↩︎
  2. A expressão “habl’ul-wareed” (حبل الوريد) no verso é comumente traduzida como “veia jugular”. No entanto, a palavra que significa “veia jugular” é a palavra “wateen (الَوتين)” na Surah Al Haqqah 69/46. A tradução literal da expressão “Habl’ul wareed” é “o fio que alcança”. Como não podemos chamar algo através do qual o líquido flui de “fio (حبل)”, o significado da palavra não pode ser veia. O único significado que podemos atribuir a Habl’ul-wareed são as fibras do sistema nervoso, que permite que as informações dos sentidos cheguem ao cérebro e as informações do cérebro cheguem aos órgãos. Deus tem essas informações registradas antes de colocá-las em prática. ↩︎