Fé é confiança em uma pessoa ou coisa. A essência da religião é fé em Deus, e a base da fé é a aprovação do coração. Ninguém pode ser levado a ter confiança ou fé em algo por meio de coerção porque o coração deve aceitá-lo de bom grado. O coração é o reino interior onde os indivíduos são totalmente livres. Mesmo os regimes mais autoritários não podem forçar alguém a acreditar ou confiar em algo se seu coração não estiver disposto. A coerção só leva à hipocrisia, que o Alcorão critica fortemente. O Al Baqarah 2/256 enfatiza que não há espaço para coerção na religião:
Não há compulsão na religião!¹ Distingue-se os fatos e as ficções erradas. Quem não reconhece os transgressores² e confia em Deus, ateve-se à firme alça irrompível. Deus é Oniouvinte, Onisciente.
Al Baqarah 2/256
[¹] A base da crença é a aprovação do coração. Coração é o mundo interior de um ser humano, onde ele é totalmente livre. Portanto, ninguém pode ser compelido a ter uma certa crença. A intenção é o pré-requisito para todos os tipos de adoração. Visto que as intenções sem a aprovação do coração são inválidas, a adoração não pode ser realizada sob coerção. [²] Não submete aos transgressores.
Este versículo ressalta um princípio fundamental em uma sociedade islâmica: não há nenhuma coerção na religião!
Deus Proíbe Obrigar Outros a Acreditar
Ninguém tem permissão para forçar ninguém a seguir os comandos de Deus, e nem o Profeta Muhammad (ﷺ). No Alcorão, Deus decreta que ele comunique Seus versos às pessoas e então as deixe decidir por si mesmas:
Nós bem sabemos tudo quanto dizem, e tu não és o seu incitador. Admoesta, pois, mediante o Alcorão, a quem tema a Minha ameaça!
Qaf 50/45 hyk
Porém, se teu Senhor tivesse querido, aqueles que estão na terra teriam acreditado unanimemente. Poderias (ó Mohammad) compelir os humanos a que fossem fiéis?
Yunus 10/99 hyk
Não é Permitido Forçar Rituais Religiosos a Outros
Assim, ninguém pode forçar uma pessoa a praticar rituais religiosos. O único dever é comunicar a mensagem do Alcorão de uma forma que as pessoas possam entender, permitindo que elas façam suas próprias escolhas. O Profeta Muhammad (ﷺ) nunca forçou as pessoas a jejuar, orar, cobrir seus cabelos ou realizar qualquer outra prática religiosa. De fato, ele disse: “As ações são (julgadas) pelos motivos (niyyah), então cada pessoa terá o que pretendia”.1
Então, uma verdadeira lei islâmica não tem lugar para impor crenças ou práticas. Tentar impor práticas religiosas às pessoas só acabaria criando hipócritas, o que é mais prejudicial aos crentes do que ter grupos honestos não muçulmanos em uma sociedade.
DEIXAR A FÉ ISLÂMICA NÃO É CRIME A SER PUNIDO NO MUNDO
Crença, negação ou apostasia são escolhas das pessoas. As pessoas vivem neste mundo de acordo com suas escolhas e morrem um dia. O caso delas é julgado no Dia do Juízo Final.
Embora alguns recursos tradicionais afirmem que a punição para apostasia é a pena de morte, o versículo abaixo refuta essa afirmação. Esta é uma evidência sólida de que, devido à apostasia, ninguém foi morto durante a vida do Profeta Muhammad (ﷺ). Caso contrário, essas pessoas nem ousariam agir como declarado no versículo:
Um grupo dos adeptos do Livro diz: “Crede no que foi descido sobre os que creem, no início do dia, e negai-o, no fim dele, talvez desistam.”
Ál Imran 3/72
A liberdade de anunciar a própria descrença seria o ápice da liberdade de expressão que Deus poderia dar aos humanos e, obviamente, Ele a deu.
A Compulsão Não é Natural, A Recomendação é
A religião correta é a combinação da lei natural e das leis da natureza:
Volta o teu rosto diretamente para a religião,¹ a fitrah²/a lei válida de Deus nos seres. Ele criou as pessoas de acordo. Não há nada que possa substituir o que Deus criou. Esta é a verdadeira religião,³ mas a maioria dos homens não sabe disso.
Ar Rum 30/30
¹ Al An’am 6/161, Yunus 10/104 - 105, Ar Rum 30/43
² A fitrah são os princípios e leis de criação, desenvolvimento e mudança que constituem a estrutura básica dos humanos e de todos os seres. A estrutura e funcionamento dos céus, da terra, das pessoas, dos animais, das plantas, tudo está de acordo com a fitrah (Al Hajj 22/18). Estas são as leis básicas válidas em todas as ciências. A religião de Deus está em total conformidade com estas leis. Porque o dono desta religião é Deus, que fez essas leis. Aquele que segue a religião do Islã segue fitrah e está em completa harmonia com o mundo dos seres. As formações que perturbam esta harmonia também perturbam a pessoa, a sociedade e o meio ambiente.
³ Al Bayyinah 98/5
Se Deus liberta as pessoas para acreditar ou não, então obrigar os outros a atingir a fé não é um comportamento natural. No entanto, todos precisam dos versículos de Deus para viver uma vida feliz e têm o direito de aprender a sabedoria nos Livros de Deus. Então, informar as pessoas sobre os versículos de Deus e recomendar boas maneiras é uma parte natural da vida. É por isso que Deus ordenou ao Profeta Muhammad (ﷺ) que continuasse a contar às pessoas sobre os versículos de Deus:
Mesmo assim, não se apresentou mensageiro algum àquelas que vos precederam, sem que dissessem: É um mago ou um energúmeno! Recomendaram-no um ao outro? Não. Mas eles são um povo rebelde. Afasta-te, pois, deles, porque não serás reprovado. E admoesta-os, porque a admoestação será proveitosa para os fiéis.
Az Zariyat 51/52 –53 – 54 – 55 hyk
Deus descreve os crentes como pessoas que incentivam boas ações e desencorajam más ações:
Que entre vós haja uma comunidade que convoque ao bem, peça a retidão e abstenha do mal. As comunidades assim, são as que obterão o que expectam.
Ál Imran 3/104
Então, encorajar boas ações e desencorajar más ações é natural. Caso contrário, as pessoas, mesmo aquelas com autoridade, poderiam causar corrupção na terra, o que Deus não gosta:
Quando ele desempenha um cargo de autoridade, se esforça em subverter a ordem, esgotar recursos e genocídio,¹ na terra. Deus não gosta de subversão da ordem natural.
Al Baqarah 2/205
Por isso, somos responsáveis por recomendar o bem, mas não podemos obrigar as pessoas a se comportarem de acordo.
Conclusão
Todos são livres para acreditar ou negar os versículos de Deus e praticar ou pular os deveres que Deus lhes atribuiu. As pessoas adotam seu estilo de vida de acordo com essas escolhas. Contanto que suas escolhas não prejudiquem os outros ou perturbem o equilíbrio na natureza ou na sociedade, não temos o direito de obrigar os outros a acreditar ou exercer seus deveres religiosos.
- 40 Hadice Nawawi, 1 ↩︎