Al Baqarah 2/62
Os que creem (neste livro) e aqueles dentre os judeus, os cristãos, e os sabeus¹, que creem em Deus e no Derradeiro Dia e fazem o bem² terá seu prêmio junto de seu Senhor. Não há temor sobre eles, nem se entristecem³.
(Fundação Suleymaniye)
¹ Os sabeus creem no livro chamado Ginza Rba, que foi enviado ao profeta João (Vide Maryam 19:12, Al An’am 6: 84-89).
² É suficiente que eles cumpram seu Livro, a menos que tenham encontrado o Alcorão (Vide Al Imran 3:81, Al-A’raf 7: 157). Um encontro válido com o Alcorão é ter o Alcorão comunicado às pessoas em sua língua nativa de uma maneira que lhes assegure que este livro é o Livro de Deus.
³ Uma pessoa que nunca recebeu uma mensagem enviada por ou de um mensageiro é apenas responsável por não colocar os outros entre Deus e eles mesmos se esquivar e por se comportar com retidão. Isso ocorre porque os seres humanos têm a capacidade inata de descobrir que têm um Criador Todo-Poderoso, e que certos comportamentos, como roubar, prejudicar ou matar outros, estão errados.
Por certo, os que crêem¹ e os que praticam o judaísmo e os cristãos e os sabeus² qualquer dentre eles que creu em Allah e no Derradeiro Dia e fez o bem terá seu prêmio junto de seu Senhor; e nada haverá que temer por eles, e eles não se entristecerão.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
¹ Ou seja, os moslimes.
² Os sabeus: ṣābi’īn, plural de ṣābi’, o que deixa uma religião por outra. Trata-se de um grupo de idólatras árabes, muito anteriores ao islão, os quais, não aceitando mais o politeísmo de seus antepassados, buscaram outra crença que lhes fosse mais adequada, até chegarem a certa concepção monoteísta da religião abraâmica. E afastaram-se da religião vigente, na comunidade em que viviam. Daí sua denominação: sabeus, os desviados da religião comum. Esta interpretação prevalece sobre a de que eram adoradores das estrelas.
Os fiéis, os judeus, os cristãos, e os sabeus, enfim todos os que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final, e praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor e não serão presas do temor, nem se atribuirão.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Os que creem e os que abraçaram o judaísmo e os cristãos e os sabeus, todos os que crêem em Deus e no último dia e praticam o bem obterão sua recompensa de Deus e nada terão a recear e não se entristecerão.
(Mansour Challita, 1970)
Certo, os Crentes, e os Judeus, e os Cristãos e os Sabianos —quaisquer deles que verdadeiramente creiam em Allah e no Último Dia e pratiquem o bem— terão a sua recompensa no seu Senhor, e nenhum temor sobre eles virá, nem eles se afligirão.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 2/62