Al Baqarah 2/187

Al Baqarah 2/187

Tornou-se lícito para vós nas noites de jejum, aproximardes-vos das vossas mulheres[¹]. Elas são vestimentas para vós, e vós sois vestimentas para elas. Deus soube que vos traístes a vós mesmos e Ele voltou-Se para vós e indultou-vos. Agora, podeis vos juntar com elas. Buscai o que Deus vos prescreverá[²]. Comei e bebei até que na direção aurora[³] , a linha branca seja claramente distinguida, para vós, da linha preta. Em seguida, completai o jejum até o anoitecer[⁴]. Não vos junteis a suas mulheres enquanto estiverdes em retiro nas mesquitas[⁵]. Esses são os limites de Deus, não vos aproximeis deles. Deus elucida os Seus versículos para os homens, a fim de que se protegem.

(Fundação Suleymaniye)
[¹] Em Al Baqarah 183, o jejum é prescrito da mesma forma que as comunidades anteriores costumavam jejuar. Aqui, a expressão “É-vos tornado lícito” significa que alguns alívios foram trazidos aos crentes do Alcorão e que a regra no versículo 183 foi substituída por uma melhor (mais fácil).

[²] Se Deus tivesse predeterminado a criança (no início do universo) como comumente e tradicionalmente se acreditava, então ela viria à existência sem buscar. Nós traduzimos o versículo como “Buscai o que Deus vos prescreverá” por causa da ordem no versículo.

[³] “Fajr = الْفَجْر“ é “a vermelhidão que vai do sol ao horizonte no final da noite” (Lisan). O desaparecimento de estrelas fracas no horizonte oriental é o indicador do início desta vermelhidão. Nesse momento, a natureza desperta, a temperatura corporal aumenta, a hora do sahar e da refeição suhoor começa. A oração noturna (tahajjud) é oferecida nesse horário ou antes. Deus, o Todo Poderoso decreta o seguinte: “E pacienta quanto ao julgamento de teu Senhor, pois estás diante de Nossos olhos. E glorifica, com louvor, a teu Senhor, quando te levantares. E, durante parte da noite, glorifica-O, então, e após se desvanecerem as estrelas.” (At Tur 52:48-49) Quando as luzes vermelhas e brancas que se misturam à escuridão se acumulam, elas criam uma forma de cúpula de cima para baixo e se espalham por todo o horizonte. Quando o sol se aproxima do horizonte em 10 graus, a linha do horizonte se torna claramente visível. Os marinheiros planejam seus cursos principalmente nesta época e, portanto, é chamado de crepúsculo observacional. Aqueles que veem a iluminação se espalhando pensam erroneamente que é hora de fazer a oração. Portanto, também é chamado de falso amanhecer -fajr al-kadhib. Depois, diferentes cores de luzes começam a se dissociar e se transformar em faixas de cores diferentes: faixa de luz branca no topo, faixa de luz vermelha no meio e faixa preta de terra ou mar na parte inferior. Uma linha branca fina abaixo da faixa branca e uma linha preta fina acima da faixa preta são observadas. Essas linhas finas são as duas listras que distinguem claramente as faixas de cores e são claramente observadas a olho nu do observador. Visto que a faixa vermelha de luz não pode ser vista em todos os lugares, o versículo menciona apenas as listras brancas e pretas. O verdadeiro fajr -fajr al sadiq, que é o tempo de início da oração fajr e do jejum (imsaq), começa pela observação dessas listras. Nesse momento, o Sol se aproxima do horizonte em 9 graus.

[⁴] Se Deus tivesse decretado “até o pôr do sol” em vez de “até o anoitecer”, teria sido impossível jejuar nas regiões polares durante o dia sem sol, ou durante as noites brancas.

[⁵] I’tiqaf significa passar um tempo na mesquita com a intenção de adorar. Nosso Profeta costumava passar os últimos dez dias do Ramadã no i’tiqaf.

É-vos lícita, na noite do jejum, a união carnal com vossas mulheres. Elas são para vós vestimentas, e vós sois para elas vestimentas. Allah sabia que vos traíeis[¹] a vós mesmos a esse respeito, e Ele voltou-Se para vós e indultou-vos. Então, agora, juntai-vos a elas e buscai o que Allah vos prescreveu. E comei e bebei, até que se tome evidente, para vós, o fio branco do fio negro da aurora. Em seguida, completai o jejum até o anoitecer. E não vos junteis a elas, enquanto estiverdes em retiro nas mesquitas. Esses são os limites de Allah: então, não vos aproximeis deles. Assim, Allah torna evidentes Seus sinais, para os homens, a fim de serem piedosos.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Anteriormente à revelação deste versículo, houve alguns companheiros do Profeta, inclusive, Omar, que acreditavam haver cometido traição, por haverem dormido com suas mulheres, à noite, durante o mês do Ramadã. Daí o presente versículo, que veio para esclarecer que a cópula noturna, durante o período do Ramadã, não constitui, de forma alguma, pecado.

Está-vos permitido, nas noites de jejum, acercar-vos de vossas mulheres, porque elas são vossas vestimentas(73) e vós o sois delas. Deus sabe o que vós fazíeis secretamente; porém, absorveu-vos e vos indultou. Acercai-vos agora delas e desfrutai do que Deus vos prescreveu. Comei e bebei até à alvorada, quando podereis distinguir o fio branco do fio negro. Retornai, então ao, jejum, até ao anoitecer, e não vos acerqueis delas enquanto estiverdes retraídos nas mesquitas. Tais são as normas de Deus; não as transgridais de modo algum. Assim Deus ilucida os Seus versículos aos humanos, a fim de que O temam

(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Homens e mulheres são como vestimentas uns para os outros; são para o apoio mútuo, o conforto mútuo, a proteção mútua, adaptados um ao outro como uma vestimenta se adapta ao corpo. Uma vestimenta tem o condão tanto para embelezar como de abrigar. A questão do sexo é sempre delicada de ser abordada; aqui somos instruídos que, mesmo em tal assunto, uma relação clara, franca e honesta é preferível a uma relação fraudulenta e engano de si mesmo. O instinto sexual é qualificado como um ato de comer e de beber, ocorrências animalescas a refrear, mas não de que se envergonhar. As três contingências são proibidas durante o dia, no jejum, porém permitidas quando o jejum for quebrado, à noite, até que o próximo período de jejum se inicie.

Ê-vos lícito aproximar-vos de vossas mulheres nas noites de jejum. Sois um vestuário para elas, e elas são um vestuário para vós. Deus sabe que vos equivocáveis e fazíeis o que julgáveis proibido, e Ele aceitou vosso arrependimento e vos perdoou. Procurai-as, pois, e aprendei o que Deus prescreveu em vosso favor. E comei e bebei até que comeceis a distinguir, na aurora, a linha branca da linha preta. Depois, jejuai até a noite. E não mais deiteis com elas, e permanecei em devoção nas mesquitas. Tais são os limites de Deus. Não os transcendais. Assim Deus manifesta Suas revelações aos homens. Quiçá se tornem piedosos.

(Mansour Challita, 1970)

É tornado legal que vós vos deiteis com vossas esposas na noite do jejum. Elas são uma vestidura para vós, e vós sois uma vestidura para elas. Allah sabe que vós tendes estado a proceder com injustiça para com vós próprios, pelo que Ele se voltou para vós com misericórdia e proporcionou-vos satisfação. De modo que vós podeis agora deitar-vos com cias e buscar o que Allah para vós prescreveu; e comei e bebei até que a linha branca da alvorada para vós se tome distinta da linha negra da alvorada. Então completai o jejum até ao cair da noite e não vos deitai com elas enquanto vós permaneceis nas mesquitas para a devoção. Estes são os limites fixados por Allah, dc modo que não vos aproximai deles. Assim Allah torna Seus mandamentos claros aos homens para que eles se possam assegurar contra o mal.

(Iqbal Najam, 1988)

اُحِلَّ لَكُمْ لَيْلَةَ الصِّيَامِ الرَّفَثُ اِلٰى نِسَٓائِكُمْۜ هُنَّ لِبَاسٌ لَكُمْ وَاَنْتُمْ لِبَاسٌ لَهُنَّۜ عَلِمَ اللّٰهُ اَنَّكُمْ كُنْتُمْ تَخْتَانُونَ اَنْفُسَكُمْ فَتَابَ عَلَيْكُمْ وَعَفَا عَنْكُمْۚ فَالْـٰٔنَ بَاشِرُوهُنَّ وَابْتَغُوا مَا كَتَبَ اللّٰهُ لَكُمْۖ وَكُلُوا وَاشْرَبُوا حَتّٰى يَتَبَيَّنَ لَكُمُ الْخَيْطُ الْاَبْيَضُ مِنَ الْخَيْطِ الْاَسْوَدِ مِنَ الْفَجْرِۖ ثُمَّ اَتِمُّوا الصِّيَامَ اِلَى الَّيْلِۚ وَلَا تُبَاشِرُوهُنَّ وَاَنْتُمْ عَاكِفُونَۙ فِي الْمَسَاجِدِۜ تِلْكَ حُدُودُ اللّٰهِ فَلَا تَقْرَبُوهَاۜ كَذٰلِكَ يُبَيِّنُ اللّٰهُ اٰيَاتِه۪ لِلنَّاسِ لَعَلَّهُمْ يَتَّقُونَ

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2- Al Baqarah

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