Al Baqarah 2/194
[¹] Os meses haram são os meses de Zul-Qadah, Zul-Hijjah, Muharram e Rajab. [²] A proibição de combater nos meses sagrados deve ser observada, desde que ambas as partes continuem observando a proibição. Se uma das partes começar a combater contra a outra, a outra parte não precisa observar a proibição a partir desse momento.O respeito ao mês sagrado[¹] é para com aqueles que respeitam o mês sagrado; as proibições são recíprocas[²]. A quem vos agredir, agredi-lo de igual modo. Abstende-vos de cometer erro a Deus. Sabei que Ele está com os que se abstém de cometer erros.
Fundação Suleymaniye
[¹] Há, na tradição árabe, quatro meses sagrados. Três consecutivos: Zul-Qadcah, Zul-Hajjah e Al Muharram, respectivamente os meses 11.°, 12.° e 1.° do ano lunar. E um mês à parte, Rajab, o 7. ° mês. Durante toda a época pré-islâmica, houve o hábito de cessar qualquer combate que fosse nessas datas, e tal hábito foi respeitado pelo Islão, até que os idólatras violaram esses meses sagrados, em combate aos moslimes, que precisaram revidar. Este versículo endossa o combate em defesa, mesmo que ocorra nesses meses citados.O Mês Sagrado pelo Mês Sagrado[¹] e, para as cousas sagradas, o talião. Então, a quem vos agredir, agredi-o de igual modo, como ele vos agrediu. E temei a Allah e sabei que Allah é com os piedosos.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] À semelhança disso, as cercanias de Makka eram consideradas sagradas, locais em que a guerra era proibida. Se os inimigos os Islam infringissem tal conceito, os muçulmanos ficariam livres para, igualmente, o infringirem, na mesma proporção. Qualquer convenção torna-se ineficaz, se uma das partes não a respeita. Tem de haver uma lei de igualdade. Ou talvez a palavra “reciprocidade” expresse melhor essa conjuntura.Se vos atacarem um mês sagrado, combatei-os no mesmo mês[¹], e todas as profanações serão castigadas com a pena de talião. A quem vos agredir, rechaçai-o, da mesma forma; porém, temei a Deus e sabei que Ele está com os que O temem.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Se vos atacarem no mês sagrado, atacai-os no mês sagrado. E que as profanações sejam castigadas pela pena de talião. Aqueles que vos agredirem, agredi-os da mesma forma. Porém, temei a Deus. E lembrai- vos de que Ele está com os piedosos.
(Mansour Challita, 1970)
A violação de um mês sagrado deverá ser retaliada no mês sagrado; e para todas as coisas sagradas há a lei de retaliação. Por isso, quem quer que transgrida contra vós, castigai-o pela sua transgressão ate ao ponto cm que ele tenha transgredido contra vós. E temei Allah e sabei que Allah é com aqueles que O temem.
(Iqbal Najam, 1988)