Al Baqarah 2/217
[¹] Os meses haram são os meses de Zul-Qadah, Zul-Hijjah, Muharram e Rajab [²] A palavra “fitnah =” é da raiz “fa-ta-na = فتــن”, que significa “colocar algo no fogo” (Lisan). Sua forma verbal é “fatana”. Quando o objeto do verbo “fatana” é humano, os seguintes significados se tornam possíveis para a palavra “fitnah”, dependendo do contexto: A palavra “fitna” significa “provação” no caso em que é semelhante à detecção da pureza de um substância (Al A’raf 7/155), “tentação” no caso em que é como cobrir a mina com ouro (Al A’raf 7/27) “guerra” no caso em que é como colocar a sociedade em risco perigo (Al Baqarah 2/191) e “tormento do inferno” se for mencionado o castigo com fogo (Az Zariyat 51/10-14).Perguntam-te o mês sagrado¹ e o combate nele. Diz: “Combater naquele mês é grande crime. Porém, impedir do caminho de Deus, ignorar o caminho e a santidade da Mesquita Sagrada e fazer sair daí (Meca) seus habitantes são crimes maiores, perante Deus. A sedição (fogo de combate)² é pior que o morticínio. Não cessarão de vos combater, até que vos façam apostatar de vossa religião, se eles puderem. Quem de vós apostata de sua religião e morre como incrédulo, as suas obras vão em vão, na vida terrena e na Derradeira Vida. Esses são os companheiros do Fogo. Nele, residirão imortalmente.
Fundação Suleymaniye
[¹] Mesquita Sagrada: aqui abrange a cidade de Makkah. [²] Eles: Os idólatras.Perguntam-te pelo combate, no mê ssagrado. Dize: “Combater nele é grande pecado. E pecado maior, perante Allah, é afastar os homens do caminho de Allah e renegálO, e afastá-los da Mesquita Sagrada[¹] e fazer sair dela seus habitantes.” E a sedição pela idolatria é pecado maior que o morticínio. E eles[²] não cessarão de combater-vos, até que vos façam apostatar de vossa religião, se eles o puderem. E quem de vós apóstata de sua religião e morre enquanto renegador da Fé, esses terão anuladas suas obras, na vida terrena e na Derradeira Vida. E esses são os companheiros do Fogo. Nele, serão eternos.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] A intolerância e a perseguição, por parte de uma súcia de idólatras de Makka, causaram inenarráveis adversidades ao Mensageiro do Islam e aos seus primeiros companheiros. Eles suportaram tudo com humildade e incansável paciência, até que o Mensageiro permitiu que pegassem em armas, para efetuarem a defesa própria. Então, eles foram censurados pela quebra do costume quanto aos meses proibidos, embora fossem compelidos a lutar durante aquele período, contrariando os seus próprios sentimentos, em defesa própria. Os seus inimigos não apenas os forçavam a tomar atitudes guerreiras, mas ainda interferiam nas suas consciências, perseguiam-nos a eles e às suas famílias, insultavam abertamente Deus e O negavam, mantinham os árabes muçulmanos fora da Mesquita Sagrada, e os exilavam. Tais violências e intolerâncias são adequadamente tidas como piores do que o homicídio.Quando te perguntarem se é lícito combater no mês sagrado[¹], dize-lhes: A luta durante este mês é um grave pecado; porém, desviar os fiéis da senda de Deus, negá-Lo, privar os demais da Mesquita Sagrada e expulsar dela (Makka) os seus habitantes é mais grave ainda, aos olhos de Deus, porque a perseguição é pior do que o homicídio. Os incrédulos, enquanto puderem, não cessarão de vos combater, até vos fazerem renunciar à vossa religião; porém, aqueles dentre vós que renegarem a sua fé e morrerem incrédulos tornarão as suas obras sem efeito, neste mundo e no outro, e serão condenados ao inferno, onde permanecerão eternamente.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Interrogar-te-ão acerca do mês sagrado: haverá combates nele ou não? Responde: “Guerrear nesse mês é uma enorme transgressão e um afastamento da senda de Deus e um desrespeito a Deus e à Mesquita Sagrada. Mas expulsar dos lugares santos os seus habitantes é uma transgressão maior ainda, pois o erro é pior que a matança.” Ora, não pararão de vos combater até que vos levem, se puderem, a renegar vossa religião. E quem de vós renegar sua religião e morrer na descrença terá perdido este mundo e o outro. Esses serão os herdeiros do Fogo, onde permanecerão para todo o sempre.
Eles perguntam-te quanto ao combater no mês sagrado. Dize-lhes: ‘Combater durante ele é uma grande transgressão, mas por obstáculos a que alguém siga o caminho de Allah, e ser ingrato para com Ele e a Mesquita Sagrada, e dela fazer sair o seu povo, é um pecado maior para com Allah; e perseguição é pior que matar’. E eles não cessarão de vos combater enquanto não vos desviarem da vossa fé, se eles puderem. E quem quer que, dentro vós, se desviar da sua fé e morra enquanto for incréu; são esses cujos trabalhos serão em vão tanto neste mundo como no próximo. Esses são os internados do Fogo e lá eles morarão.
(Iqbal Najam, 1988)