Al Baqarah 2/247

Al Baqarah 2/247

وَقَالَ لَهُمْ نَبِيُّهُمْ اِنَّ اللّٰهَ قَدْ بَعَثَ لَكُمْ طَالُوتَ مَلِكًاۜ قَالُٓوا اَنّٰى يَكُونُ لَهُ الْمُلْكُ عَلَيْنَا وَنَحْنُ اَحَقُّ بِالْمُلْكِ مِنْهُ وَلَمْ يُؤْتَ سَعَةً مِنَ الْمَالِۜ قَالَ اِنَّ اللّٰهَ اصْطَفٰيهُ عَلَيْكُمْ وَزَادَهُ بَسْطَةً فِي الْعِلْمِ وَالْجِسْمِۜ وَاللّٰهُ يُؤْت۪ي مُلْكَهُ مَنْ يَشَٓاءُۜ وَاللّٰهُ وَاسِعٌ عَل۪يمٌ

Al Baqarah 2/247

Seu profeta lhes disse: “Deus vos designou Talut por autorizado.” Disseram: “Como ele pode ter a autoridade sobre nós? Temos mais direto do que ele à autoridade. E ele não tem abundância de riquezas. O profeta disse: “Deus escolheu-o sobre vós. Concedeu-lhe, superioridade em conhecimento e em física. Deus concede a autoridade a quem Ele prefere[¹]. Deus tem amplos meios e é Onisciente.

(Fundação Suleymaniye) 

[¹] A palavra “شاء” significa “fazer uma coisa, trazer uma coisa à existência” (Mufradat, art. شاء). O que Deus faz aqui é escolher um dos Seus servos e trazê-lo para uma posição autorizada.

E seu profeta lhes disse: “Por certo, Allah, com efeito, enviou vos Talut por rei.” Disseram:”Como ele pode ter a soberania sobre nós, enquanto temos prioridade sobre ele, na soberania, e a ele não foi concedida abundância de riquezas?”

 (Dr. Helmi Nasr, 2015)

[¹] Talut: Saul.

Então, seu profeta lhes disse: Deus vos designou Talut[¹] por rei. Disseram: Como poderá ele impor a sua autoridade sobre nós, uma vez que temos mais direto do que ele à autoridade, e já que ele nem sequer foi agraciado com bastantes riquezas? Disse-lhes: É certo que Deus o elegeu sobre vós, concedendo-lhe superioridade física e moral. Deus concede a Sua autoridade a que Lhe apraz, e é Magnificente, Sapientíssimo.

 (Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] Talut é o nome árabe para Saul, que era alto e bem apessoado, e que pertencia à tribo de Benjamim, a menos das doze tribos. Os seus bens terrenos era minguados; e foi quando saiu em busca de alguns asnos que tinham fugido da casa de seu pai, que encontrou Samuel, e foi, por este, ungido rei. O capricho do povo apareceu imediatamente após ele se nomeado. Eles levantaram toda a espécie de objeções triviais. A principal circunspecção em suas mentes era o egoísmo; cada um queria, por seu turno, ser líder ou rei em pessoa, ao invés de querer o bem do povo como um todo, como um líder deve querer.

E disse-lhes o seu Profeta: “Eis que Deus enviou-vos Saul por rei.” Disseram: “Por que reinaria ele sobre nós? Temos mais títulos ao trono. E ele não é homem de posses.” Respondeu: “Deus o escolheu e cumulou-o com saber e força física. Deus entrega o reino a quem Lhe apraz. Ele é imenso e sabedor.”

(Mansour Challita, 1970)

E os seus profetas disseram-lhes, ‘Allah nomeou Ta’lut como um rei para vós’. Eles disseram: ‘Como pode ele exercer soberania sobre nós sendo certo que nós estamos melhor habilitados a exercer soberania do que ele.e não lhe é dada abundância de riqueza?’ Ele disse: ‘Por certo Allah escolheu-o acima de vós e aumentou-o abundantemente em saber e matéria’. E Allah dâ soberania a quem Lhe apraze Allah é Beneficiente, Todo-Sabedor.

 (Iqbal Najam, 1988)

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2- Al Baqarah

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