Al Baqarah 2/260
Uma vez Abraão disse: “Senhor meu! Pode me mostrar como dás a vida aos mortos?” Deus disse: “Não creste ainda?” (Abraão) disse: “Sim, cri, mas é para que meu coração se tranquilize.” Deus disse: “Então, toma quatro pássaros, faça-os se acostumarem contigo, e (corta-os; em seguida) coloca uma parte de cada um deles sobre cada montanha. Depois, convoca-os, eles virão com todas as suas forças a ti. Sabe que Deus é Supremo e Judicioso.
(Fundação Suleymaniye)
E quando Abraão disse: “Senhor meu! Fazei-me ver como dás a vida aos mortos. ” Allah disse: “E não crês ainda?” Abraão disse: “Sim, mas é para que meu coração se tranquilize. ” Allah disse: “Então, toma quatro pássaros, e aproxima-os de ti, e corta-os; em seguida, coloca parte deles sobre cada montanha; depois, convoca-os: eles chegarão depressa a ti. E sabe que Allah é Todo-Poderoso, Sábio. “
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
E de quando Abraão implorou: Ó Senhor meu, mostra-me como ressuscitas os mortos; disse-lhe Deus: Acaso, ainda não crês? Afirmou: Sim, porém, fazê-lo, para a tranquilidade do meu coração. Disse-lhe: Toma quatro pássaros, treina-os para que voltem a ti, e coloca uma parte deles[¹] sobre cada montanha; chama-os, em seguida, que virão, velozmente, até ti; e sabe que Deus é Poderoso, Prudentissimo.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Uma porção deles: Juz’an, em árabe. Acatadíssimos exegetas compreendem que isto significa que os pássaros haviam de ser despedaçados e que os pedaços deles deveriam ser postos nos montes. O despedaçamento ou matança não é mencionado, mas eles afirmam que está implícito, por elipse, uma vez que a questão é a de como Deus ressuscita os mortos.
E quando Abraão disse: “Senhor, mostra-me como ressuscitas os mortos.” Deus perguntou-lhe: “Ainda não crês?” “Sim, respondeu Abraão, mas faze-o para a tranqüilidadc de meu coração.” “Apanha, pois, quatro pássaros, retrucou Deus, aproxima-os de ti, corta-os em pedaços e coloca-lhes as partes em diversos montes. Depois, chama-os. Virão a ti, voando. E aprende que Deus é poderoso e sábio.”
(Mansour Challita, 1970)
E recordai quando Abraão disse, ‘Meu Senhor, mostra-me como Tu deste vida aos mortos’. Ele disse, ‘Não acreditaste tu?’ Ele disse, ‘Sim. mas eu pergunto isto para que o meu coração possa estar em descanso ’. Ele respondeu, ‘Toma quatro pássaros e faz com que eles se acostumem a ti. Depois põe cada um deles num monte; em seguida chama-os; eles a li virão com pressa. E sabe que Allah é Poderoso e Sábio’.
(Iqbal Najam, 1988)