Al Baqarah 2/283
Se estais em viagem e não encontrais escriba, a coisa a fazer é receber um penhor. Se um de vós confia no outro (se não escrever a dívida e se não receber penhor), àquele, a quem foi confiado, que se proteja se abstendo de Deus e que não abuse a confiança. Não oculteis o testemunho. Quem o oculta, seu coração se afasta do bem. Deus sabe tudo que fazeis.
(Fundação Suleymaniye)
[¹] De acordo com o versículo, aqueles que confiam uns nos outros têm permissão para não escrever a dívida, não receber um penhor e não exigir testemunho. [²] O ism = إِثْمَ no verso significa o comportamento que afasta a pessoa do bem e da estrutura natural. (Mufradat).
E, se estais em viagem e não encontrais escrivão, que haja um penhor entregue em mão. E, se algum de vós confia a outrem um depósito, então, aquele, a quem foi confiado este, restitua seu depósito, e que tema a Allah, seu Senhor. E não oculteis o testemunho. E quem o oculta, por certo, seu coração será pecador. E Allah, do que fazeis, é Onisciente.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
Se estiverdes em viagem e não encontrardes um escriba, deixareis um penhor resgatável[¹]; quando vos confiardes reciprocamente, saiba, quem tiver recebido o depósito[²], que deverá restituí-lo, temendo a Deus, seu Senhor. Não vos negueisa prestar testemunho; saiba, pois, quem o negar, que seu coração é nocivo. Deus sabe o que fazeis.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Um penhor ou segurança fica na dependência do seu próprio mérito, embora seja uma forma muito conveniente de se concluir a barganha, quando as partes não confiam uma na outra, e não podem conseguir um acordo por escrito, com testemunhas adequadas. [²] A lei do depósito requer enorme confiança no depositário, da parte do depositante. O depositário torna-se um fiduciário, sendo que a doutrina da confiança pode ser plenamente desenvolvida nessa base. O dever do fiduciário é salvaguardar os interesses da pessoa, em cujo favor ele conserva a custódia dos bens, e dar de volta as contas e os haveres, quando requeridos. Repisamos que tal dever está mais ligado às sanções da Religião, que requer padrões mais altruísticos do que a Lei.
Se estiverdes viajando e não encontrardes um escriba, garanti-vos com uma caução. E se tiverdes confiança um no outro, que aquele que recebe a caução a restitua, e que tema a Deus, seu Senhor. E não escondais o testemunho; pois quem o fizer peca no seu coração. Deus sabe tudo o que fazeis.
(Mansour Challita, 1970)
E se vós estiverdes numa viagem, e se não encontrardes um escriba. então que haja um penhor com posse. E se um de vós confiar alguma coisa a um outro, então que o depositário entregue o que lhe foi confiado e que ele tema Allah, seu Senhor. E não escondei testemunho; e quem quer que o esconda, por certo o seu coração é pecador; e Allah dá-se bem conta do que vós fazeis.
(Iqbal Najam, 1988)