Ál Imran 3/18
[¹] Ninguém tem dúvidas sobre a existência e unidade de Deus. Aqueles que são considerados divindades são aqueles que intervêm com Allah como um intermediário. É fácil entender que alguns deles não podem ser divindades e ninguém pode defendê-los (Al Anbiya 21/52-56).Deus, os anjos e os possuídos da ciência que não se desviam da integridade testemunham que não há mais divindade senão Ele[¹]. Sim, não há mais divindade senão Ele. Ele é O Altíssimo, o Judicioso.
(Fundação Suleymaniye)
Alguns ídolos não são fáceis de entender. Para entendê-lo, é necessário saber a ciência de explicar livro de Deus. Aqueles que não sabem essa ciência a consideram como uma ordem da religião adorar os ídolos que colocaram entre eles e Deus (Hud 11/1–3).
Visto que esse conhecimento desapareceu após os Companheiros, os tradicionalistas deram ao Profeta a autoridade para explicar os versos, abolir os versos e fazer novos decretos, e ele se tornou a segunda divindade colocada junto com Deus. Então, quando essa autoridade foi dada aos estudiosos, uma pirâmide de divindades foi formada. Quando a fragmentação e as divisões que Allah definitivamente proibiu ocorreram, as seguintes palavras foram atribuídas ao nosso Profeta: “A discrepância da minha ummah é misericórdia”. Com esta frase, que não está incluída nos livros de hadice, as seitas tentaram se defender (An’am 6/159)
O versículo acima mostra que quem está envolvido nesta formação sem saber pode ser perdoado. O mesmo caso também existe nos judeus e cristãos.
Allah testemunha – e, assim também, os anjos e os dotados de ciência – que não existe deus senão Ele, Que tudo mantém, com eqüidade. Não existe deus senão Ele, O TodoPoderoso, O Sábio.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
Deus dá testemunho de que não há mais divindade além d’Ele; os anjos e os sábios O confirmam Justiceiro; não há mais divindades além d’Ele, o Poderoso, o Prudentíssimo..
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Deus atesta que não há deus senão Ele. E os anjos e os homens de saber dão o mesmo testemunho. Ele é o Justiceiro, o Poderoso, o Sábio.
(Mansour Challita, 1970)
Allah é testemunha de que não há nenhum Deus senão Ele —e assim também os anjos e os possuídos de saber— firme na justiça; não há nenhum Deus senão Ele, o Poderoso, o Sábio.
(Iqbal Najam, 1988)