Al Maidah 5/27
[¹] Deu à luz também Abel, irmão dele. Abel pastoreava ovelhas, e Caim cultivava a terra. Passado algum tempo, Caim entregou ao SENHOR uma oferta dos frutos da terra. Abel também trouxe as primeiras crias do seu rebanho com as partes gordas. O SENHOR olhou com agrado para Abel e a sua oferta, mas não para Caim e a oferta deste. Por isso, a ira de Caim se acendeu, e o seu semblante desfaleceu. Então, o SENHOR disse a Caim: ― Por que você está irado? Por que desfaleceu o seu semblante? Se você fizer o bem, não se levantará? Se, porém, não o fizer, saiba que o pecado o espreita à porta; ele deseja governá‑lo, mas você deve dominá‑lo. (Gênesis 4/2-7)Conta-lhes a história dos dois filhos de Adão em verdade: Um dia fizeram oferenda[¹], foi aceita a de um, não foi aceita a do outro. Disse aquele cuja oferenda não foi aceita: “Certamente, te matarei!” O irmão dele disse: Deus aceita apenas dos que se protegem dos erros.
(Fundação Suleymaniye)
[¹] Dois filhos de Adão: Caim e Abel. Vide Gênese IVE, recita, Muhammad, para eles, com a verdade, a história dos dois filhos de Adão[¹] quando fizeram ambos oferenda a Allah, e foi aceita a de um deles, e não foi aceita a do outro. Disse este: “Certamente, matar-te-ei.” Disse aquele: “Allah aceita, apenas, a oferenda dos piedosos.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Literalmente, “conta-lhes, em verdade, a história” etc.. O ponto é que a história, no Gênesis, 4:1-15, constitui uma narrativa estéril, não estando incluídas, lá, as lições aqui encerradas. É então dito ao Mensageiro que propicie a veracidade da questão, os detalhes que reforçarão as lições.E conta-lhes (ó Mensageiro) a história[¹] dos dois filhos de Adão[²], quando apresentaram duas oferendas; foi aceita a de um e recusada a do outro. Disse aqueles cuja oferenda foi recusada: Juro que te matarei. Disse-lhe (o outro): Deus só aceita (a oferenda) dos justos.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[²] Os dois filhos de Adão eram Habil (em português, Abel) e Cabil (em português, Caim). Caim era o mais velho e Abel o mais novo — o justo e inocente. Presunçoso, e por se mais velho, Caim estava cheio de arrogância e ciúme, o que fez com que cometesse o crime de assassinato. Entre os cristãos, Caim era o tipo do judeu, em contraposição a Abel, o cristão. O judeu tentando matar Jesus e acabar com o cristão. Do mesmo modo, em contraposição a Mohammad, o irmão mais velho da família semítica, Caim era o tipo das pessoas do Antigo e do Novo Testamento, as quais tentavam resistir e matar Mohammad e subjugar o seu povo.
E conta-lhes a história dos dois filhos de Adão quando fizeram oferendas. A oferenda de um deles foi aceita, a do outro foi rejeitada. O da oferenda rejeitada disse ao outro: “Matar-te-ei.” E esse replicou: “Deus aceita as oferendas dos piedosos.
(Mansour Challita, 1970)
E contai-lhes verdadeiramente a história dos dois filhos de Adão, quando cada um deles fez uma oferenda, e ela foi aceita de um deles e não foi aceita do outro. E este disse, ‘Eu com certeza te matarei’. E aquele respondeu, ‘Allah aceita apenas dos justos’.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 5/27