Al Maidah 5/90

Al Maidah 5/90

Ó vós que credes e confiais! Bebidas alcoólicas – intoxicantes[¹], jogos de azar[²], altares e loteria são abominações satânicas. Evitai-os, que possais obter o que esperais.

(Fundação Suleymaniye)
[¹] A palavra “khamr (خمر)” no texto do versículo significa aquilo que cobre a mente. Uma vez que todas as bebidas inebriantes e drogas intoxicantes obscurecem a mente, elas são todas “khamr (خمر)”. É narrado o Profeta disse: “Tudo o que intoxica é khamr. Tudo o que intoxica é haram.” (Muslim, Achriba, 73; Abu Dawud, Achriba, 5) [²] A palavra maysir, que traduzimos como jogos de azar, vem da raiz “yusr = يسر”, que significa conveniência. É mencionado junto com “khamr” em três versos (Al Baqarah 2/219, Al Maidah 5/90-91). Isso inclui qualquer jogo que leve a ganhos fáceis e perda de propriedade. [³] Sobre Azlam, vide nota de rodapé de Al Maidah 5/3.

Ó vós que credes! O vinho e o jogo de azar e as pedras levantadas com nome dos ídolos e as varinhas da sorte[¹] não são senão abominação: ações de Satã. Então, evitai-as na esperança de serdes bemaventurados.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Cf. V 3 n5.

Ó fiéis, as bebidas inebriantes, os jogos de azar, a dedicação às pedras[¹] e as adivinhações com setas,[²] são manobras abomináveis de Satanás. Evitai-os, pois, para que prospereis.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Comparar com o versículo 219 da 2ª Surata, e respectiva nota. As pedras, aqui referidas, são as pedras do altar ou as colunas de pedra, nas quais era derramado óleo para a consagração, ou, ainda, as lajes sobre as quais se processava o ritual do sacrifício da carne para os ídolos. Qualquer prática idólatra ou supersticiosa é, aqui, condenada. Os ansab eram objetos de culto, comuns na Arábia pré-islâmica.
[²]Essas setas eram, também, usadas ara tirar a sorte, isto é, para vaticinar momentos de sorte ou de azar, ou para ficar sabendo dos desejos dos deuses pagãos, quanto a se o homem deveria ou não empreender certos atos.

Ó vós que credes, o vinho, os jogos de azar, os ídolos e as flechas da adivinhação são obras repugnantes do demônio. Evitai-os. E possais prosperar!

(Mansour Challita, 1970)

Oh vós que credes’ Intoxicantes e o jogo de azar e ídolos e setas adivinhas são tão somente como uma abominação do trabalho manual de Satã. De modo que fugi de cada um deles para que vós possais prosperar.

(Iqbal Najam, 1988)

يَٓا اَيُّهَا الَّذ۪ينَ اٰمَنُٓوا اِنَّمَا الْخَمْرُ وَالْمَيْسِرُ وَالْاَنْصَابُ وَالْاَزْلَامُ رِجْسٌ مِنْ عَمَلِ الشَّيْطَانِ فَاجْتَنِبُوهُ لَعَلَّكُمْ تُفْلِحُونَ

Al Maidah 5/90

Al Maidah 5/90