Al An’am 6/23
[¹] “Fitnah” é colocar ouro no fogo para separá-lo de matéria estranha (Mufradat). No Alcorão, esta palavra é usada nos significados de teste (Al A’raf 7/155), engano (Al A’raf 7/27), tormento no inferno (Az Zariyat 51/10-14) e guerra (Al Baqarah 2 /216). A palavra recebeu o significado de “O que os queima” porque a situação em que se encontram revela suas mentiras, como colocar um ferro banhado a ouro no fogo. [²] Az Zumar 39/3, Al Mujadilah 58/18.O que os queima¹ são suas palavras: “Por Deus, Nosso Senhor! Não éramos os que associam pareceiros a Deus.”²
(Fundação Suleymaniye)
Em seguida, sua provação não será senão dizer: “Por Allah, Nosso Senhor! Não éramos idólatras.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] A palavra Fitnat possui vários significados, partindo da idéia-raiz de “experimentar, testar”; ou seja, (1) um teste ou uma tentação, como nos versículos 102 da 2ª Surata; (2) problemas, tumultos, opressão, perseguição, como nos versículos 191, 193 e 217 da 2ª Surata; (3) discórdia, como no versículo 7 da 3ª Surata; (4) subterfúgio, uma escusa fundamentada na falsidade, como aqui. Outros significados serão notados, à medida que ocorrerem. Aqueles que blasfemavam sobre Deus, verão agora, a “nulidade” das suas imaginações.Então, não terão mais escusas[¹], além de dizerem, Por Deus, nosso Senhor, nunca fomos idólatras.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
E na sua confusão, só saberão dizer: “Por Deus, Senhor nosso, nunca Te atribuímos associados.”
(Mansour Challita, 1970)
Então o fim da sua intriga será nada, salvo que eles dirão, ‘Por Allah, nosso Senhor, nós não éramos idólatras’.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 6/23