Al An’am 6/100
E eles fizeram a Allah, os jinns, como parceiros, enquanto foi Ele Quem os criou. E inventaram-Lhe, sem ciência, filhos e filhas. Glorificado e Sublimado seja Ele, acima do que alegam!
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
Mesmo assim atribuem como parceiros a Deus os gênios[¹], embora fosse Ele Quem os criasse; e, nesciamente, inventaram-Lhe filhos e filhas. Glorificado e exaltado seja, por tudo quanto Lhe atribuem.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Jinns (Gênios): Quem são eles? No versículo 50 da 18ª Surata, é-nos dito que Iblis (Lúcifer) era um dos Jinns, dando a entender que foi por isso que ele desobedeceu à ordem de Deus. Contudo, naquela passagem e em passagens semelhantes, é-nos dito que Deus ordenou aos anjos que se prostrassem perante Adão, coisa que eles fizeram, menos Iblis. Isso implica em que Iblis havia feito parte da companhia dos anjos. Em muitas passagens fala-se concomitantemente de gênios e de homens. Nos versículos 14-15 da 55ª Surata, é relatado que o homem foi criado do barro, ao passo que os gênios foram criados de uma chama de fogo. O significado da raiz de janna, yajinnu, é: “ser coberto ou escondido”, e com o verbo na voz ativa, significa: “cobrir ou esconder”, como no versículo 76 desta surata. Algumas pessoas dizem que jinn, portanto, significa as qualidades ou capacidades ocultas do homem; outras, que significa seres dos ermos ou da selva, ocultos nos montes ou nas touceiras. Não desejamos ser dogmáticos, mas achamos, por um confronto e estudo das passagens alcorânicas, que o significado simples é “um espírito” ou uma força invisível ou oculta. Em histórias romanescas de folclore, como em As Mil e Uma Noites, eles foram personificados com formas fantásticas, mas não é da nossa alçada desenvolver isso aqui.E atribuem como associados a Deus os djins que Ele mesmo criou. E caluniam contra Ele, atribuindo-Lhe, na sua ignorância, filhos e filhas. Glorifícado e exaltado seja acima do que Lhe atribuem!
(Mansour Challita, 1970)
E eles sustentam que os Jinn são partícipes de Allah, embora Ele os tivesse criado; e falsamente Lhe atribuem filhos e filhas sem disso terem conhecimento algum. Santo Ele é e exaltado acima do que eles Lhe atribuem.
(Iqbal Najam, 1988)