Al An’am 6/141
E Ele é Quem fez surgir jardins emparrados e não emparrados, e as tamareiras e as searas, sendo variados seus frutos; e a oliva e a romã, semelhantes e não semelhantes. Comei de seu fruto, quando frutificar, e concedei o que é de seu direito, no dia de sua ceifa, e não vos entregueis a excessos[¹]. Por certo, Ele não ama os entregues a excessos.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
Ou seja, distribuindo toda a safra, sem deixar para si próprio e para os seus.
Ele foi Quem vos criou pomares, com plantas trepadeiras ou não, assim como as tamareiras, as sementeiras, com frutos vários sabores, as oliveiras e as romãzeiras, semelhantes (em espécie) e diferentes (em variedade). Comei de seus frutos, quando frutificarem, e pagai seu tributo, no dia da colheita, e não vos excedais, porque Deus não ama os perdulários.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Foi Ele quem criou jardins com plantas trepadeiras e não-trepadei- ras, e com tamareiras e cereais variados, e com oliveiras e romãzeiras, semelhantes e dessemelhantes. Comei de seus frutos quando frutificarem e pagai o tributo no dia da colheita. E não vos excedais. Deus não ama os excesròs.
(Mansour Challita, 1970)
E Ele é quem faz com que existam jardins, com Jatadas e sem latadas, e a palmeira tamareira e seáras cujos frutos são de diversas sortes, e a azeitona e a romã, semelhantes e dissemelhantes. Comei dos frutos de cada quando der fruto, mas pagai o que Lhe é devido no dia da colheita e não excedei os limites. Por certo Allah não ama os que excedem os limites.
(Iqbal Najam, 1988)