Al A’raf 7/172
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(Fundação Suleymaniye)
وَاِذْ اَخَذَ رَبُّكَ مِنْ بَن۪ٓي اٰدَمَ مِنْ ظُهُورِهِمْ ذُرِّيَّتَهُمْ وَاَشْهَدَهُمْ عَلٰٓى اَنْفُسِهِمْۚ اَلَسْتُ بِرَبِّكُمْۜ قَالُوا بَلٰىۚۛ شَهِدْنَاۚۛ اَنْ تَقُولُوا يَوْمَ الْقِيٰمَةِ اِنَّا كُنَّا عَنْ هٰذَا غَافِل۪ينَۙ
Al A’raf 7/172
E, lembra-te, Muhammad, de quando teu Senhor tomou, dos filhos de Adão – do dorso[¹] deles – seus descendentes e fê-los testemunhas de si mesmos, dizendolhes: “Não sou vosso Senhor?” Disseram: “Sim, testemunhamo-lo.” Isso, para não dizerdes, no Dia da Ressurreição: “Por certo, a isto estávamos desatentos”,
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Este passo refere-se à origem primordial da descendência na região dorsal. Com efeito, modernas pesquisas científicas confirmam que, no feto, os testículos se formam, primeiro, na região dorsal, abaixo dos rins, aí permanecendo até as últimas semanas, quando começam a deslocar-se para seu lugar definitivo e aparente. Na mulher, os ovários formam-se, justamente, abaixo dos rins, descendo, depois, para as ilhargas, quando cada um deles irá ladear o útero. Vide Al Muntakhab, p. 235, Cairo, 1968.
E de quando o teu Senhor extraiu[¹] das entranhas do filhos de Adão os seus descendentes e os fez testemunhar contra si próprios, dizendo: Não é verdade que sou o vosso Senhor? Disseram: Sim! Testemunhamo-lo! Fizemos isto com o fim de que no Dia da Ressurreição não dissésseis: Não estávamos cientes.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Esta passagem tem levado a diferenças de opinião quanto à interpretação. Significaria ela que cada indivíduo, na posteridade de Adão, possui uma existência separada do tempo de Adão, e que o Pacto foi feito com todos eles, o qual é obrigatório, de acordo com cada indivíduo? Essa questão, realmente, não é suscitada. As palavras do texto referem-se a todos os descendentes dos filhos de Adão, ou seja, a toda humanidade, nascida ou por nascer, sem qualquer limite de herança espiritual. A humanidade, como tal, possui um aspecto corpóreo. Foram concedidos à humanidade certos poderes e faculdades que criam para nós obrigações espirituais especiais, as quais devemos fielmente cumprir; ver o versículo 1 da 5ª Surata, e respectiva nota. Essas obrigações podem, partindo-se de um ponto de vista legal, ser consideradas como advindas de Pactos implícitos. No versículo anterior desta surata (171), foi feita referência ao Pacto implícito com a nação judaica. Agora nós consideramos o Pacto implícito a toda a humanidade, porquanto a missão do mensageiro era de âmbito mundial.
E quando teu Senhor tirou, dos lombos dos filhos de Adão, seus próprios descendentes, e perguntou-lhes: “Não sou vosso Senhor? ” “Sim, sim, responderam, somos testemunhas.” Assim não podereis alegar no dia da Ressurreição que não sabíeis.
(Mansour Challita, 1970)
E quando o teu Senhor faz com que filhos de Adão nasçam descendentes—saidos dos seus rins—e os torna em testemunhas contra si próprios por dizerem: ‘Não sou eu o vosso Senhor?’ Eles dizem. ‘Sim, nós somos testemunhas’, Isto Ele faz para que vós não pudésseis dizer no Dia da Ressurreição, ‘Nós de certo desconhecemos isto’.
(Iqbal Najam, 1988)
Al A’raf 7/172