Al A’raf 7/77

Al A’raf 7/77


Então, abateram o camelo fêmea e transgrediram, desmesuradamente, a ordem de seu Senhor, e disseram: “Ó Sãlih! Faze-nos vir o¹ que nos prometes, se és dos Mensageiros.”

(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] O: O castigo.

E esquartejaram a camela,¹ desacatando a ordem do seu Senhor, e disseram: Ó Sáleh, faze, pois, com que se cumpram as tuas predições, se és um dos mensageiros.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] A história da camela encantada, que constituía um Sinal para Tamud, é diversificadamente contada, na tradição. Não precisamos seguir as várias versões da história tradicional. O que nos é dito no Alcorão é: ela constituía um Sinal ou Símbolo, o qual o profeta Sáleh usava como escarmento para os altivos opressores dos pobres; havia escassez de água, e as classes arrogantes ou privilegiadas tentavam obstruir o acesso dos pobres, ou de suas reses às fontes, tendo Sáleh de intervir em favor deles; assim como a água, as pastagens eram consideradas dádivas gratuitas da natureza, neta espaçosa terra de Deus, mas os arrogantes tentavam monopolizar também as pastagens; fez-se desta camela especial um caso-teste para ver se os arrogantes chegavam à razão; estes, ao invés de concederem ao povo os seus direitos inalienáveis, esquartejaram a pobre camela e a mataram, com certeza secretamente; a taça da sua iniqüidade ficou repleta, e o povo de Tamud foi destruído por um horripilante terremoto, que deixou os seus membros prostrados no chão, e os soterrou, juntamente com as suas casas e os seus ricos edifícios.

E mataram a fêmea do camelo e rebelaram-se contra a ordem de seu Senhor e disseram a Saleh: “Executa tuas ameaças se és um dos Mensageiros.”

(Mansour Challita, 1970)

Então eles jarretaram a camela e rebelaram-se contra a ordem do seu Senhor, e disseram, ‘Oh Sáleh, traze-nos aquilo com que nos ameaças, se tu és na verdade um dos Mensageiros’.

(Iqbal Najam, 1988)

فَعَقَرُوا النَّاقَةَ وَعَتَوْا عَنْ اَمْرِ رَبِّهِمْ وَقَالُوا يَا صَالِحُ ائْتِنَا بِمَا تَعِدُنَٓا اِنْ كُنْتَ مِنَ الْمُرْسَل۪ينَ

Al A’raf 7/77

Alcorão 7/77