Al Baqarah 2/65
Com efeito, sabeis os que de vós que profanaram o sábado¹. Dissemo-lhes: “Sede como símios desprezíveis!”
Fundação Suleymaniye
¹ Os judeus de Ayla tornaram-se como símios desprezíveis por violarem constantemente o Sabath (a proibição do sábado). Não há evidências para provar que se tornar símios era uma transformação física. É possível que seus comportamentos tenham se tornado símios nos aspectos de serem gananciosos e insolentes.
E, com efeito, sabeis os que de vós cometeram agressão no sábado, então, dissemo-lhes: “Sede símios repelidos!¹
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
¹ Símios repelidos: Referência à transgressão do Sábado (vide Êxodo XXXI 14),cometida pelos judeus de Elate às margens do Mar Vermelho, quando reinava Davi. Não podendo fugir à tentação que lhes causava a grande quantidade de peixes, que viam aproximar-se do litoral, os judeus de Elate apanharam-nos, sem escutar as admoestações de alguns homens piedosos. Segundo o Alcorão, Deus puniu-os então, transformando seus corações e feições; eles tomaram-se semelhantes a símios e foram abandonados pela misericórdia divina e repelidos pela comunidade. (VII 163-166).
Já sabeis o que ocorreu àqueles, dentre vós, que profanaram o sábado; a esses dissemos: “Sede símios desprezíveis!”¹
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
¹ O castigo pela violação do Sabath, aos olhos da lei mosaica, era a morte. “Guardai o meu Sábado, porque ele deve ser santo para vós. Aquele que o violar será castigado com a morte. Se alguém trabalhar neste dia, será desligado do seio do seu povo” (Êxodo 31:14). Deve ter havido uma tradição judaica acerca de toda uma comunidade pesqueira, em uma cidade litorânea, que persistia em violar o Sabath, sendo, por isso, os seus habitantes transformados em símios (ver a 7ª Surata, versículos 163-166). Ou deveríamos traduzir a passagem por “Sede como símios”, em vez de “Sede símios”? Essa é a sugestão de Mohammad Áli sobre esta passagem, baseada na autoridade de Ibn Jarir Attabari. O castigo existiria, não pela violação do Sábado em si, mas pelo desafio contumaz por parte deles, à lei.
Ouvistes falar daqueles, entre vós, que desrespeitaram o sábado e como lhes dissemos: “Sereis mudados em macacos desprezíveis”?
(Mansour Challita, 1970)
E por certo vós conheceis o fim daqueles que, de entre vós, transgrediram nas coisas do Sábado. Assim Nós dissemos-lhes: ‘Que vós sejais macacos, desprezados.’
(Iqbal Najam, 1988)
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