Al Baqarah 2/72

Al Baqarah 2/72

Certa vez, matastes um homem e disputastes a respeito disso. Deus revelará tudo que ocultáveis.

Fundação Suleymaniye

E lembraivos de quando matastes um homem¹ e disputastes sobre ele². E Allah estava desvendando o que ocultáveis.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

¹ No texto, a palavra «nafs» quer dizer : um homem.

² Referência ao episódio do rico ancião, entre os filhos de Israel, o qual tinha um só filho. Por ambição, os sobrinhos do ancião resolveram matar-lhe o filho e, assim, herdar-lhe todos os bens. Após o crime, largaram o corpo à porta da cidade e fugiram. Imediatamente, toda a cidade passou a exigir punição dos responsáveis e, à falta de testemunhas, dirigiu-se a Moisés, para que rogasse a Deus lhes indicasse um meio de conhecer a verdade.

E de quando assassinastes um ser e disputastes a respeito disso; mas Deus revelou tudo quanto ocultáveis.¹

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

¹ No Deuteronômio 21:1-9, é estabelecido que se o corpo de um homem assassinado for encontrado no campo, e se o seu assassino for desconhecido, uma novilha deverá ser decapitada, e os anciões da cidade próxima ao domicílio do morto deverão lavar as suas mãos sobre o corpo dela jacente, jurando que não realizaram tal feito, nem presenciaram quem o fez, eximindo-se, assim, da culpa sanguinolenta. A narrativa judaica, baseada nesse fato, diz que em certos casos dessa espécie, todos tentavam livrar-se da culpa, atirando-a sobre os seus vizinhos. Primeiramente eles tratavam de prevaricar e evitavam que uma novilha fosse sacrificada, como no caso da última parábola, porque, quando ela fosse sacrificada, Deus, por milagre, descobriria a pessoa realmente culpada. Ordenava-se que uma posta de rês fosse colocada ao lado do cadáver, o qual volvia à vida e revelava toda história do crime.

E quando matastes um homem e disputastes acerca do culpado e Deus revelou o que procuráveis encobrir

(Mansour Challita, 1970)

Recordai o tempo em que vós matastes uma pessoa e sobre isso diferistes; e Allah traria à luz o que vós escondestes.

(Iqbal Najam, 1988)

وَاِذْ قَتَلْتُمْ نَفْسًا فَادّٰرَءْتُمْ ف۪يهَاۜ وَاللّٰهُ مُخْرِجٌ مَا كُنْتُمْ تَكْتُمُونَۚ

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