Ál Imran 3/110
Sois a melhor comunidade que se fez sair, para a humanidade.¹ Ordenais o bem e abstendes do mal, e credes e confiais em Deus. Se os adeptos do Livro também cressem e confiassem, seria melhor para eles. Entre eles, há os que creem e confiam, porém, a sua maioria é extraviado.
(Fundação Suleymaniye)
¹ Al Araf 7/159, 181
Sois a melhor comunidade que se fez sair, para a humanidade: ordenais o conveniente e coibis o reprovável e credes em Allah. E, se os seguidores¹ do Livro, cressem, ser-lhes-ia melhor. Dentre eles, há os crentes, mas sua maioria é perversa.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
² Referência aos judeus e aos cristãos
Sois a melhor nação que surgiu na humanidade, porque recomendais o bem, proibis o ilícito e credes em Deus³. Se os adeptos do Livro cressem, melhor seria para eles. Entre eles há fiéis; porém, a sua maioria é depravada.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
¹ A conclusão lógica da evolução da história religiosa é o surgimento de uma religião universal não sectária, não racial e não doutrinária, à qual o Islam se arroga o direito. Porque o Islam é apenas a submissão à Vontade de Deus. Isso implica em : fé, bem-proceder, ser um exemplo para os outros, quanto a fazer o bem, e ter o poder de fiscalizar, no sentido de que o bem prevaleça; abster-se do erro, dando exemplo, para que outros se abstenham dele, e tendo poder de fiscalizar, no sentido de que a injustiça e o erro sejam erradicados. Portanto, o Islam vive, não em função de si mesmo, mas em função de toda a humanidade. Quanto aos adeptos do Livro, tivessem eles tido fé, ter-se-iam tornado muçulmanos, uma vez que foram preparados para o Islam. Infelizmente, há a descrença que, contudo, não pode causar dano àqueles que empunham o estandarte da Fé e do Direito, os que deverão, sempre, sair-se vitoriosos.
Sois a melhor nação que já surgiu entre os homens. Recomendais a probidade e proibis o ilícito e acreditais em Deus. Se os adeptos do Livro acreditassem, melhor seria para eles. Há entre eles crentes, mas, na sua maioria, são depravados.
(Mansour Challita, 1970)
Vós sois o melhor povo criado para o bem da humanidade; vós prescreveis o que é bom e proibis o mal e credes em Allah. E se o povo do Livro tivesse crido, melhor teria. por certo, sido para eles. Alguns deles são crentes, mas a maior parte deles são desobedientes.
(Iqbal Najam, 1988)