Ál Imran 3/123
[¹] Quando, em teu sono, Allah te fez vê-los pouco numerosos. E, se Ele te houvesse feito vê-los numerosos, haver-vos-íeis acovardado e haveríeis disputado acerca da ordem de combate. Mas Allah vos salvou. – Por certo, Ele, do íntimo dos peitos, é Onisciente -. E, quando os deparastes, Ele vos fez vê-los, a vossos olhos, pouco numerosos, e vos diminuiu a seus olhos, para que Allah cumprisse uma ordem já prescrita. – E a Allah são retomadas as determinações – (Al Anfal 8/43 – 44)Vós estáveis em uma condição bem fraca em Badr, Deus vos socorreu[¹]. Abstende-vos de cometer erros contra Deus para que possais cumprir vosso dever[²].
(Fundação Suleymaniye)
[²] Este versículo é a prova de que gratidão significa cumprir o dever.
[¹] Isso, em virtude do reduzidíssimo número de provisões e animais de montaria.E com efeito, Allah socorreu-vos em Badr, enquanto éreis humilhados[¹]. Então, temei a Allah, na esperança de serdes agradecidos –
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Badr dista aproximadamente 80 km de Madina, e o encontro entre muçulmanos e coraixitas deu-se numa terça-feira, 17 de Ramadan do ano 2H — 13 de março de 624 d.C. Foi a primeira batalha entre os muçulmanos e os idólatras coraixitas. O número de combatentes muçulmanos era de aproximadamente 300, providos de 70 camelos e 2 cavalos, ao passo que o número de combatentes inimigos elevava-se a 1.000, providos de todo o tipo de armamento. A batalha terminou com a vitória dos muçulmanos. É considerada como a mais importante batalha, pois foi a primeira vitória dos muçulmanos sobre os idólatras.Sem dúvida que Deus vos socorreu, em Badr[*], quando estáveis em inferioridade de condições. Temei, pois, a Deus e agradecei-Lhe.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Deus vos deu a vitória na batalha de Badr, embora fôsseis menosprezados. Temei a Deus. E possais agradecer.
(Mansour Challita, 1970)
E Allah já vos linha ajudado em Badr quando vós éreis fracos. De modo que tomai Allah para vosso protetor para que possais ser gratos.
(Iqbal Najam, 1988)