Ál Imran 3/154
[¹] O termo “Jahiliyya” é usado para expressar a vida religiosa dos árabes antes do Islã. A palavra também se refere aos pecados e rebeliões de indivíduos e sociedades.Depois da angústia, Ele concedeu a vós uma sensação de segurança e um sono doce que relaxou uma facção de vós. E outra facção se preocupava com si mesma. Diziam: “O que tivemos com esse negócio?” conjecturando, inveridicamente, acerca de Deus, conjecturas do tempo da ignorância[¹]. Diz: “O negócio é inteiramente por Deus”. Eles escondem dentro de si mesmo o que não podem te manifestar. “Se o negócio fosse a nosso favor, não teríamos sido mortos, aqui!” Diz: Mesmo que se estivésseis em vossas casas, a quem foi prescrita a morte teriam saído ao seu local de cair.” Isso, para que Deus pusesse à prova o que tinha dentro de vós e para que vos purgasse o que tinha em vossos corações. Deus sabe tudo o que está dentro de vós.
(Fundação Suleymaniye)
[¹] Tempo da ignorância; o período, anterior ao Islão, na Península ArábicaEm seguida, Ele fez descer sobre vós, após a angústia, segurança: um sono que encobriu uma facção de vós, enquanto uma outra facção, com efeito, se preocupava com si mesma, conjeturando, inveridicamente, acerca de Allah, conjeturas do tempo da ignorância[¹]. Diziam: “Temos nós algo[²] da determinação?” Dize, Muhammad: “Por certo, toda determinação é de Allah.” Eles escondem, nas almas, o que te não manifestam. Dizem: “Se tivéssemos algo da determinação, não haveríamos sido mortos, aqui.” Dize: “Se estivésseis em vossas casas, em verdade, aqueles, a quem foi prescrita a morte, em combate, haveriam saído ao encontro de seu local de morte.” E isso, para que Allah pusesse à prova o que havia em vossos peitos e para que vos purgasse o que havia nos corações. E Allah, do íntimo dos peitos, é Onisciente.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[²] “Influiremos nós nas decisões da batalha?”
[¹] Depois da surpresa inicial, quando o inimigo caiu em cima deles, uma grande parte dos muçulmanos deu o melhor de si; e, constatando-lhes o brio, o inimigo retirou-se para seu campo. Houve então uma trégua; os feridos descansaram; aqueles que haviam lutado ferrenhamente foram bafejados por um benfazejo sono, esse bálsamo da Natureza. Contrastando com estes, destacava-se seqüela dos hipócritas, cujo comportamento é descrito na nota seguinte.Logo depois da angústia, infundiu-vos uma calma sonorífera[¹], que envolveu alguns de vós, enquanto outros,, preocupados consigo próprios, puseram-se a conjecturar ignomínias acerca de Deus, como na era da idolatria, dizendo: Tivemos, acaso, alguma escolha[²]? Responde-lhes: A escolha pertence inteiramente a Deus! E eis que eles guardam para si o que noa te manifestam, dizendo (mais): Se houvéssemos tido escolha, não teríamos sido chacinados. Dize-lhes: Sabei que, mesmo que tivésseis permanecido nas vossas casas, certamente, àqueles dentre vós, aos quais estava decretada a morte, esta apareceria, no local de sua morte. Isso, para que Deus comprovasse o que ensejáveis e purificasse o que havia em vossos corações; sabei que Deus conhece dos peitos as intimidades.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[²] Os hipócritas se retiraram da luta. Aparentemente, eles tinham ficado com aqueles que permaneceram supervisionando a defesa de Madina, dentro das suas muralhas, em vez de saírem intrepidamente ao encontro do inimigo. Sua apreensão era causada pelo seu próprio estado mental; o sono dos justo foi-lhes negado; consequentemente, eles não cessavam de murmurar sobre o que tinha acontecido. Somente os tolos procedem assim; os sábios encaram os acontecimentos.
Depois da aflição, Deus enviou-vos a segurança. O sono já envolvia parte de vós enquanto outros, preocupados com sua salvação, alimentavam, tais pagãos, pensamentos inverídicos sobre Deus, dizendo: “Temos nós algum interesse nesta causa? ” Dize-lhes: “A causa pertence inteiramente a Deus.” Ocultam dentro de si mesmos o que não te revelam, e dizem: “Se dependesse de nós, não teríamos sido chacinados aqui.” Dize-lhes: “Mesmo que estivésseis em vossas casas, os marcados para a morte teriam ido procurar seus túmulos. Tudo aconteceu para que Deus pudesse provar o que tendes no peito.” Deus conhece o que encenam os corações.
(Mansour Challita, 1970)
Então depois do pesar Ele fez descer a paz sobre vós— uma sonolência que se apoderou de um partido de vós, enquanto o outro partido estava ansioso no que a si próprios dizia respeito, pensando erradamente de Allah como o pensamento da ignorância. Eles disseram, Se nós temos a dizer algo neste governo dos negócios’!’ Dizei, ‘Todas as decisões pertencem a Allah.’ Eles escondem no seu espírito o que não te revelam. Eles dizem, ‘Se nós tivéssemos qualquer parte no governo dos negócios, nós não teríamos sido mortos aqui`. Dizei, ‘Se vós tivésseis ficado em vossas casas por certo aqueles a quem tinha sido mandado combater teriam partido para os seus leitos de morte’, para que Allah pudesse por em execução o Seu decreto e para que Allah pudesse por à prova o que estava no vosso eito e para que Ele pudesse purgar o que estava no vosso coração. E Allah sabe tudo o que está no espírito de cada um;
(Iqbal Najam, 1988)