Ál Imran 3/156
[¹] os que persistem em ignorar os versículosÓ vós que credes e confiais! Não sejais como os descrentes[1*]. Eles dizem de seus irmãos que partem para viajar ou foram para combate: “Se tivessem ficado conosco, não teriam morrido, nem teriam sido mortos!”. Isso, para que Deus crie aflição nos seus corações. É Deus quem dá a vida e a morte. Deus vê tudo que fazeis.
(Fundação Suleymaniye)
Ó vós que credes! Não sejais como os que renegam a Fé e dizem de seus irmãos, quando percorrem a terra ou são mortos, em combate: “Se houvessem ficado conosco, não haveriam morrido nem haveriam sido mortos”. Allah fez disso um motivo de aflição nos seus corações. E Allah dá a vida e dá a morte. E Allah, do que fazeis, é Onividente.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] É a carência de fé que faz com que as pessoas tenham medo de enfrentar a morte, de cumprir com o dever quando este envolve perigo — viajar para ganhar um sustento honesto, ou lutar por uma causa sagrada. Tal temor é parte do castigo pela carência de fé. Se temos fé, não há o que temer em encontrar a morte (ainda mais sabendo que ela nos transportará para mais perto da nossa meta), nem tampouco em encarar o perigo decorrente de uma causa nobre, porque sabemos que a chave da vida e da morte está nas mãos de Deus. Nada acontece, se não for pela vontade de Deus. Se for de Sua vontade que morramos, a nossa permanência em casa não nos salvará. Se for de Sua vontade que percamos a vida, existem três considerações que fazem com que ansiemos por enfrentar o perigo: primeiro, morrer no cumprimento do dever é o melhor meio de alcançar a Graça de Deus; segundo, o homem que tem fé sabe que não irá para nenhum lugar desconhecido — irá para mais perto de Deus; terceiro, ele será “congregado”, junto a Deus. Ali encontrará os seus caríssimos companheiros de fé.Ó fiéis, não sejais como os incrédulos, que dizem de seus irmãos, quando estes viajam pela terra ou quando estão em combate: Se tivessem ficado conosco, não teriam morrido, nem sido assassinados! Com isso, Deus infunde-lhes a angústia nos corações, pois Deus concede a vida e a morte[¹], e Deus bem vê tudo quando fazeis.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Ó vós que credes, não sejais como os descrentes que dizem dos seus irmãos que viajam pela terra ou participam da guerra: “Se tivessem ficado conosco, não teriam morrido nem teriam sido mortos.” Deus queria implantar-lhes a angústia no coração. Pois é Deus que dá a vida e dá a morte. E Ele observa o que fazeis.
(Mansour Challita, 1970)
Oh vós que credes, não sejais como os que descreram, e que dizem de seus irmãos, quando eles viajam pela terra ou partem para a guerra: ‘Tivessem eles estado conosco, não teriam morrido ou sido mortos.’ Isto é assim, para que Allah o possa fazer uma causa de tristeza no seu coração. E Allah dá vida e causa morte; e Allah está atento ao que vós fazeis.
(Iqbal Najam, 1988)