Ál Imran 3/184
[¹] Az-Zubur = الزُّبر, que traduzimos como salmos, é o plural de zabûr, que significa livros cheios de sabedoria. (Az-Zaccâ, Maânî’l-Quran wa İ’râbuhu) Visto que é explicado em Al Imrân 3/81 que todos os profetas receberam livros e sabedoria, zubur neste versículo não pode ter nenhum significado além de livros cheios de sabedoria. Tem o mesmo significado em An Nahl 16/43 – 44 Ach Chuará 26/196, Fatir 35/25 e Qamar 54/43. Um desses salmos foi dado a Davi (An Nissa 4/163, Al Isra 17/55). Zabur não é mencionado na forma de az-zabur, pois não é o nome especial do livro dado a Davi. A palavra é mencionada com artigo definido (alif lam) na forma de az-Zabûr apenas em Al Anbiya 21/105 e se refere aos livros dados a todos os profetas, incluindo Davi. Vide também a nota de rodapé de Al Anbiya 21/105.Se te desmentem (os deixa desmentir), mensageiros antes de ti também foram desmentidos. Eles chegaram com as evidências e com os Salmos[¹], com os livros luminosos[²].
(Fundação Suleymaniye)
[²] Visto que esses livros dizem respeito a todos os profetas, aqui “al-kitab” é aceito como gênero e tem um significado plural.
[¹] O Livro Luminoso: que engloba todos os livros divinos.E, se eles te desmentem, outros Mensageiros, antes de ti, com efeito, foram desmentidos. Eles chegaram com as evidências e com os Salmos e com o Livro Luminoso[¹].
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Os três tópicos mencionados no texto são: Evidências (baiyinat), Zubur; Kitabun-Munir. O significado do primeiro, num sentido mais generalizado, é a clara evidência que a Ação Divina dispensa ao dileto de Deus, que carrega uma verdadeira missão; por exemplo, Moisés, em relação ao Faraó. Traduzimos o segundo por Salmos, já que a raiz zabara implica em algo duro. Os exegetas não concordam, mas os escritos proféticos, que parecem difíceis de ser entendidos pelos contemporâneos, podem muito bem aparecer sob esta descrição. Os Salmos de Davi (4:163) podem, também, aparecer sob esta descrição. Quanto ao terceiro, não há dúvida sobre o significado literal das palavras “Livro Luminoso”. Mas, ao que se refere, precisamente? Nós o temos como guia fundamental da conduta — normas claras, injungiras a todas as disposições, para auxiliar os homens a bem dirigirem as suas vidas.E se te desmentem, recorda-te de que também foram desmentidos os mensageiros que, antes de ti, apresentaram as evidências, os Salmos e o Livro Luminoso[¹].
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Se te desmentirem, também outros Mensageiros antes de ti trouxeram as provas e os Salmos e o Livro luminoso e foram desmentidos.
(Mansour Challita, 1970)
E se eles te acusarem de mentir, assim mesmo, antes de ti, foram acusados de mentir Mensageiros que vieram com claros Sinais, e livros de sabedoria e o Livro iluminado.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 3/184