Ál Imran 3/37
[¹] No versículo, o crescimento de Maria como uma bela planta mostra que ela tem uma característica semelhante a uma planta em sua estrutura. Muitas plantas com flores tem órgãos masculinos e femininos e se autofecundam. A comparação de Maria com uma bela planta em vez de uma planta comum nos faz pensar que ela é especialmente comparada a plantas com flores. Referir-se ao útero com um pronome masculino (At Tahrim 66/12) e um pronome feminino (Al Anbiya 21/91) em um dos dois versos sobre soprar o espírito no útero de Maria confirma isso. O fato de que Jesus é como Adão (Al Imran 3/59) e que a primeira criação é explicada com um exemplo de planta (Nuh 71/17), e o anúncio de que a criação ocorrerá da mesma forma no futuro (Al Araf 7/29) prova isso. [²] O sustento não é apenas comida. Roupas e todos os tipos de coisas também são sustento. Esse sustento que é de Deus foi interpretado que tinha frutas de inverno no verão e frutas de verão no inverno. Não há evidências para este comentário. [³] A palavra shaae (شاء) significa “criou uma coisa” (Mufradat). Visto que Deus cria algumas coisas de acordo com a preferência de seu servo, e se seu sujeito for um servo isso significa “ele preferiu e fez” , e se Deus for sujeito significa “Ele preferiu e criou”.Seu Senhor aceitou Maria graciosamente e a cresceu como uma bela planta[¹]. E deu seu cuidado ao Zacarias. Cada vez que Zacarias entrava no santuário encontrava junto dela sustento[²], lhe perguntava: “Maria! De onde isso a ti?” E ela dizia “De Deus. Deus dá sustento, sem conta, a quem prefere[³].”
(Fundação Suleymaniye)
Então, seu Senhor acolheu-a, com bela acolhida, e fé-la crescer belo crescimento. E deixou-a aos cuidados de Zacarias. Cada vez que Zacarias entrava no santuário* encontrava junto dela sustento. Ele disse: “Ó Maria! De onde te provém isso?” Ela disse: “De Allah.” Por certo, Allah dá sustento, sem conta, a quem quer.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Diz-se da sala em frente ao templo ou do lugar mais nobre do Templo de Jerusalém.
Seu Senhor a aceitou benevolentemente e a educou esmeradamente, confiando-a a Zacarias. Cada vem que Zacarias a visitava, no oratório, encontrava-a provida de alimentos, e lhe perguntava: Ó Maria, de onde te vem isso? Ela respondia: De Deus!, porque Deus agracia imensuravelmente quem Lhe apraz.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
E seu Senhor acolheu-a e fê-la crescer de uma excelente maneira. E confiou-a a Zacarias. E cada vez que Zacarias a visitava no santuário, encontrava-a provida de alimentos. E perguntava-lhe: “De onde vem isso? ” Respondia: “De Deus. Pois Deus provê quem Lhe apraz, sem medida.”-
(Mansour Challita, 1970)
Assim o seu Senhor a aceitou com graciosa aceitação e fez com que ela aumentasse num excelente aumento e fez de Zacarias seu guardião. Sempre que Zacarias a visitava na camara, achou com ela provisões, Ele disse, ‘Oh Maria, de onde tens tu isto?’ Ela respondeu, ‘É da parte de Allah’. Por certo Allah dá a quem quer que seja que Lhe apraz, sem medida.
(Iqbal Najam, 1988)