Ál Imran 3/4
[¹] A palavra hudá (هُدًى) vem de raiz hidayat (هِدَايَة), que é orientação. Existem quatro tipos de orientação de Deus:Eles eram as orientações[¹] das pessoas anteriores. Ele fez descer todos os Furqans (os livros que discernem o certo do errado)[²]. O castigo daqueles (descrentes) que resistem a ignorar os versículos de Deus é diretamente proporcional aos seus crimes[³]. Deus é Supremo, é quem recompensa tanto quanto se merece[⁴].
(Fundação Suleymaniye)
A primeira é que mostra a sua existência, unicidade e proximidade com o homem em todas as ocasiões. Portanto, colocar Ele em segundo plano e dar prioridade as outras coisas é considerado shirk por Deus, e nunca perdoa isso. (An Nissa 4/48).
A segunda é que permite que as pessoas encontrem a verdade, dando-lhes a capacidade de distinguir entre o bem e o mal. (Vide Az Zariat 51/20-21)
A terceira é que ele se orienta por meio de seus mensageiros. (Vide Ach Chura 42/52)
A quarta é que Ele aceita a escolha certa.
[²] Furqan significa discernidor. (Vide Al Anbiya 21/48)Uma vez que a palavra furkan não tem uma forma plural, o significado do singular ou plural é dado de acordo com seu contexto. Essa diferença radical pode ser traduzido como consciência. (Vide Al Anfal 8/29)
(Vide Ibrahim 14/4)
[³] No versiculo, شديد chadid significa o que forma ligação firme ou se liga firme. A recompensa ou castigo de Deus é diretamente proporcional ao ato do servo: [⁴] O “intiqam – انتِقَام” no verso significa estabelecer o equilíbrio entre crime e punição (Al Ayn).Antes, como orientação para a humanidade; e fez descer Al Furqan[¹]. Por certo, os que renegam os sinais de Allah terão veemente castigo. E Allah é Todo Poderoso, Possuidor de vindita.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Al Furqān: infinitivo substantivado de faraqa, que significa separar ou distinguir. Essa forma infinitiva assume, no Alcorão, de acordo com o contexto, três sentidos diferentes: o critério de distinguir o bem do mal, a vitória e o Livro revelado. Aqui, alude-se ao primeiro deles.
Anteriormente, para servir de orientação aos humanos, e relevou ainda o Discernimento. Aqueles que negarem os versículos de Deus, sofrerão um severo castigo, e Deus é Punidor, Poderosíssimo.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Para servirem de guias aos homens. E fez descer o discernimento. Os que renegam as revelações de Deus sofrerão severo castigo. Deus é poderoso e vingativo.
(Mansour Challita, 1970)
Por certo os que negam os Sinais de Allah terão um severo castigo; e Allah é Poderoso, e possui o poder de Recompensar.
(Iqbal Najam, 1988)