Ál Imran 3/96

Ál Imran 3/96

A primeira casa estabelecida para que seja uma fonte de abundância[¹] e mostrar a direção certa (qibla)[²] para a humanidade é a que está em Bakkah[³].

(Fundação Suleymaniye)
[¹] A Kaaba e seus arredores são um importante centro comercial. A peregrinação ocorre durante os meses de haram, quando a segurança da vida e da propriedade está no mais alto nível (Al Baqarah 2/197, At Taubah 9/36). 

A feira de Ukâz (عـكاظ) perto de Arafat costumava ser estabelecida, do primeiro dia de Zilqada até o dia 20,  e a feira de Zulmejaz perto de Mina, do primeiro dia de Zilhijja ao nono dia de Tavriya, e a peregrinação começava logo a visitar a Mina. Os coraixitas, que eram descendentes de Abraão, mantiveram a Kaaba aberta à adoração e ofereceram vários serviços aos peregrinos (At Taubah 9/19). Muhammad (saws) também participou dessas feiras e chamou as pessoas para a religião de Deus. (Cevad Ali, Tarih’ul-Arab kabl’el-Islam, Vol. VII, p. 375-382 sem data e local.)

[²] A primeira qibla é a Kaaba. O Qibla foi convertido ao Bayt al-Maqdis na época de Davi (Torá / II. Samuel, 24 / 16-25) para que seja uma provação para aqueles que viveram na época do último profeta, Muhammad (saws) (Al Baqarah 2/142150).

[³] Na língua árabe, bayt é chamado de lugar para pernoitar (Mufradat). 

“A primeira casa estabelecida para a humanidade é a que está em Bakkah (Al Imran 3/96).” 

“E, por Allah, impende aos homens a peregrinação à Casa, a quem até ela possa chegar. (Al Imran 3/97).” 

Bakkah é um vale que não cresce plantas (Ibrahim 14/37). Mas feito seguro por Deus e feito para todos os tipos de produtos possam ser entregues a pessoas de todo o mundo (Al Baqarah 2/125126). Na Torá, é chamado de Vale Bakkah (Salmos 84:4-7). Depois que Abraão, junto com seu filho Ismail, reconstruiu a Kaaba em suas antigas fundações, Deus mostrou a ele os lugares onde as peregrinações e umrah eram realizadas (Al Baqarah 2/128, 158, 196) e nomeou esses lugares Maqam Ibrahim (Al Imran 3/97). O motivo pelo qual é chamado Bakkah se deve à multidão (التباك = tebâkk) que se forma até quase esmaga um ao outro (Mufradat). Durante o Hajj, essa multidão é formada em Arafat, Muzdalifa, Mina, Kaaba, Safa e Marwah. O nome da cidade que contém o Vale Bakkah é Meca. A fronteira oeste se estende até Hudaybiya, que fica a 17 km de distância (Al Fath 48/24). O termo Masjid al-Haram também é usado para Meca (At Taubah 9/7). A Kaaba também é chamada de bayt (Al Baqarah 2/127, Al Maidah 5/2, 97).

Por certo, a primeira Casa de Allah, edificada paraos homens, é a que está em Bakkah[¹] é abençoada e serve de orientação para os mundos.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Bakkah: alternância prosaica de Makkah (Meca), onde se encontra a Mesquita Sagrada ou Casade Deus, construída em torno da Kaᶜbah.

A primeira Casa (Sagrada), erigida para o Genero humano, é a de Bakka[¹], onde reside a bênção servindo de orientação à humanidade.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Bakka: o mesmo que Makka; talvez um nome mais antigo. A fundação da Caaba remonta aos tempos de Abraão, mas há locais alusivos, no território sagrado, aos nomes de Adão e Eva; por exemplo, em Arafat, o Monte da Misericórdia (ver o versículo 197 da 2ª Surata e a sua respectiva nota).

Por certo, a primeira Casa fundada para a humanidade é a que está em Beca[¹], abundante em bênçãos e uma guia para todos os povos.

(Iqbal Najam, 1988)
[¹] O Vale de Meca.

اِنَّ اَوَّلَ بَيْتٍ وُضِعَ لِلنَّاسِ لَلَّذ۪ي بِبَكَّةَ مُبَارَكًا وَهُدًى لِلْعَالَم۪ينَۚ

Ál Imran 3/96