Al Maidah 5/18
[¹] Diga ao faraó que assim diz o Senhor: “Israel é o meu primogênito, e eu já disse a você que deixe o meu filho ir para prestar‑me culto, mas você não quis deixá‑lo ir; por isso, matarei o seu primogênito!”. (Êxodo 4:22 – 23)Os judeus e os cristãos disseram: “Somos os filhos de Deus, e os que Ele ama[¹]”. Diz: Por que, então, Ele vos castiga por vossos pecados? Não, sois também seres humanos que Ele criou. Ele perdoa a quem faz o que é necessário para o perdão e castiga a quem merece o castigo. A Ele pertence à soberania dos céus e da terra e tudo quanto existe entre eles. A Ele será o retorno.
(Fundação Suleymaniye)
E os judeus e os cristãos dizem: “Somos os filhos de Allah e Seus bem amados.” Dize: “Então, por que Ele vos castiga por vossos delitos? Ao contrário, sois seres humanos dentre os demais que Ele criou. Ele perdoa a quem quer e castiga a quem quer. E de Allah é a soberania dos céus e da terra e do que há entre ambos. E a Ele será o destino.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Os filhos de Deus: comparar com Jó, 38:7: “Quando as estrelas da alva juntas cantavam alegremente e todos os filhos de Deus se rejubilavam.” Comparar, também, com Gênesis, 6:2: “Os filhos de Deus viram as filhas do homens.” Predileto: comparar com Salmos, 127:2: “Ele deu as suas preferidas ovelhas.” Se usadas em linguagem figurada, estas e outras palavras semelhantes referem-se ao amor de Deus. Infelizmente, o termo “filho” empregado no sentido físico, ou “amantíssimo”, num sentido exclusivista, como se Deus amasse somente os judeus, constitui um escárnio à religião.Os judeus e os cristãos dizem: Somos os filhos de Deus[¹] e os Seus prediletos. Dize-lhes: Por que, então, Ele vos castiga por vossos pecados? Qual! Sois tão-somente seres humanos como os outros! Ele perdoa a quem Lhe apraz e castiga quem quer. Só a Deus pertence[²] o reino dos céus e da terra e tudo quanto há entre ambos, e para Ele será o retorno.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[²] Este refrão, no versículo anterior, neutraliza a idéia de filiação, e neste versículo neutraliza a idéia exclusiva de “amantíssimo”. Em ambos os casos conclui-se que Deus independe de relações físicas e de particularidades exclusivistas.
Dizem os judeus e os cristãos: “Somos os filhos de Deus e Seus bem-amados.” Pergunta: “Por que, então, Ele vos castiga os pecados? Sois antes criaturas humanas iguais às demais de Suas criaturas. Ele perdoa a quem Lhe apraz e castiga quem Lhe apraz. A Ele pertence o reino dos céus e da terra e tudo quanto existe entre eles. É para Ele que será o retorno.”
(Mansour Challita, 1970)
Os Judeus e os Cristãos dizem, “Nós somos filhos de Allah e os Seus queridos. Dizei, ‘Porque e então que Ele vos castiga pelos vossos pecados? Pelo contrário, vós sois apenas seres humanos entre os que Ele criou’. Ele perdoa a quem quer que Lhe apraza e castiga a quem quer que Lhe apraz, E a Allah pertence ao reino dos céus e da terra e o que entre eles está, e pare Ele será o regresso.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 5/18