Al Maidah 5/4
[¹] Animais cuja carne é halal não estão limitados a “an’am”. Todos animais limpos são halal. Estar limpo é estar livre de impurezas que são contrárias à natureza humana.Perguntam-te o que lhes foi lícito. Diz: “Tornaram-se lícitas para vós todas as coisas puras”[¹]. Comei o que apanham os animais caçadores por vós adestrados com o conhecimento dado por Deus, que ensinastes ao acostumar a vós, dizendo “bismillah / em nome de Deus”[²]. Abstende-vos de errar contra Deus. Deus ajusta rápido a conta.
(Fundação Suleymaniye)
[²] No versículo anterior, foi afirmado que os animais “mortos”, “golpeados” e “rasgados por animais selvagens” são haram. Após essas declarações, a questão é saber se os animais caçados se podem comer ou não. Porque têm maior probabilidade que os animais caçados por armas ou por um animal caçador de serem capturados mortos. Porém, neste versículo Deus diz: “Comei o que apanham os animais caçadores … dizendo Bismillah / Em nome de Deus” e assim, Ele afirmou que os animais mortos pela caça também são halal.
[¹] Os animais adestrados à caça, como cães, falcões, panteras devem ser treinados a obedecer seu dono e a trazer-lhe intata a presa, do contrário esta se tornará imprópria para a alimentação. Assim, também, deve-se mencionar o nome de Deus, antes de aqueles serem soltos para sairem à caça.Perguntam-te, Muhammad, o que lhes é lícito. Dize: “São-vos lícitas as cousas benignas e a presa dos animais, caçadores adestrados[¹] que ensinastes, conforme Allah vos ensinou. Então, comei do que, para vós, eles retêm, e mencionai sobre isso o nome de Allah. E temei a Allah. Por certo, Allah é Destro no ajuste de contas.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] O versículo anterior foi revelado na forma negativa; ele definiu aquilo que não era lícito comer, a saber, coisas grosseiras ou repugnantes, ou dedicadas a superstições. Este versículo está na forma positiva; ele define o que é lícito, ou seja, tudo o que é bom e puro para o consumo.Consultar-te-ão sobre o que lhes foi permitido[¹]; dize-lhes: Foram-vos permitidas todas as coisas sadias, bem como tudo o que as aves de rapina, os cães por vós adestrados, conforme Deus ensinou, caçarem para vós. Comei do que eles tivessem apanhado para vós[²] e sobre isso invocai Deus, e temei-O, porque Deus é destro em ajustar contas.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[²] A caça será legal nas seguintes condições: (1) que os animais estejam treinados para matar, não meramente para satisfazerem os seus próprios apetites ou por mero capricho, mas sim para a alimentação dos seus donos; o treinamento implica em que algo da solenidade que Deus nos ensinou a este respeito, se encontre na ação deles; (2) que invoquemos o nome de Deus sobre a presa; isto é interpretado como querendo dizer que o Takbir deverá ser proferido quando o gavião, ou o cão etc., for enviado sobre a presa.
Interrogam-te sobre o que lhes é permitido. Dize: “São-vos permitidas todas as coisas boas, bem como os animais caçados pelas aves e as feras por vós adestradas segundo os ensinamentos de Deus. Mas invocai Deus sobre eles. E temei a Deus. Pois Ele é rápido em pedir contas.
(Mansour Challita, 1970)
Eles perguntaram-te o que lhes foi tornado lícito. Dize: Todas as coisas boas foram tornadas lícitas para vós; e o que vós tendes ensinado aos animais e aves de presa pura agarrarem para vós, treinando-os para a caça, e ensinando-lhes o que Allah a vós ensinou. De modo que comei do que eles agarram para vós, e sobre isso pronunciai o nome de Allah. E temei Allah, por certo Allah é rápido nas Suas contas.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 5/4