An Nissa 4/129

An Nissa 4/129

An Nissa 4/129

Não podeis vos dar ao luxo de fazer justiça entre suas esposas, não importa o quanto queirais. Portanto, não inclineis inteiramente para um lado e deixeis o outro em suspense. Se vos reconciliardes e vos abstiverdes e cometer erros (sabei que) Deus sempre perdoa, e tem favor abundante.

(Fundação Suleymaniye)

E não podereis ser justos com vossas mulheres, ainda que sejais zelosos disso. E não vos desvieis, com total desviar, de nenhuma delas, então, a deixaríeis como que suspensa[¹]. E, se vos emendais e sois piedosos, por certo, Allah é Perdoador, Misericordiador.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Ou seja, no estado em que, abandonada pelo marido, não é considerada casada com ele nem dele divorciada.

Não podereis, jamais, ser eqüitativos com vossas esposas, ainda que nisso vos empenheis. Por essa razão, não declineis demasiadamente uma delas, deixando-a como se estivesse abandonada[¹]; porém, se vos reconciliardes e temerdes, sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Legalmente, mais de uma esposa (até quatro) é permitido, com a condição de que o homem seja perfeitamente justo para com todas. Todavia, esta é uma condição quase impossível de preencher. Se, na esperança de que venha a poder preenchê-la, o homem se colocar nessa impossível condição, será direito insistir em que ele não deve descartar-se de uma delas, mas que, ao menos, preencha os deveres materiais que lhe cabem com respeito a ela.

Jamais podereis tratar da mesma forma todas vossas mulheres, embora vos esforceis. Pelo menos, não desprezeis nenhuma a ponto de a deixar como no ar. E se vos emendardes e temerdes a Deus, Deus é perdoador e misericordioso.

(Mansour Challita, 1970)

E vós não podeis manter perfeito equilíbrio entre esposas, por muito que o possais desejar. Mas não vos inclinai inteiramente paro uma de modo que deixeis a outra num estado de suspenso. E se vós reconsiderardes e procederes com justiça, por certo Allah é o Mais Generoso e Misericordioso.

(Iqbal Najam, 1988)

وَلَنْ تَسْتَط۪يعُٓوا اَنْ تَعْدِلُوا بَيْنَ النِّسَٓاءِ وَلَوْ حَرَصْتُمْ فَلَا تَم۪يلُوا كُلَّ الْمَيْلِ فَتَذَرُوهَا كَالْمُعَلَّقَةِۜ وَاِنْ تُصْلِحُوا وَتَتَّقُوا فَاِنَّ اللّٰهَ كَانَ غَفُورًا رَح۪يمًا

An Nissa 4/129

Alcorão 4/129