An Nissa 4/47
[¹] Al Araf 7/163-166Ó vós a quem foi dado o Livro! Crede no que fizemos descer como corroborante do (livro) que está convosco. Fazei-o antes que desfiguremos vossos rostos e destruamos as vossas reputações ou excluamos como excluímos/amaldiçoamos o povo transgressor do sábado[¹]. A ordem de Deus sempre é cumprida.
(Fundação Suleymaniye)
[¹] O Livro: a Tora.Ó vós a quem foi concedido o Livro[¹]! Crede no que fizemos descer, confirmando o que está convosco, antes que apague-mos faces e as reduzamos a nucas[²] ou os[³] amaldiçoemos como amaldiçoamos as pessoas transgressoras[⁴] do sábado. E a ordem de Allah deve ser cumprida.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[²] Ou seja, apagar as feições, tomando-as planas como nunca.
[³] Os: os donos das faces tornadas nucas.
[⁴] Cf II 65.
[¹] Literalmente quer dizer: “Antes que obliteremos as feições (ou rostos) de alguns, fazendo com que suas cabeças se virem para trás (ou que suas costas se voltem para a frente)”, constituindo um idiotismo árabe que deve ser livremente traduzido, para que proporcione um significado adequado em português. O rosto é a principal expressão da real essência do próprio homem; ele constitui, também, o índice da sua fama e estima. Os adeptos do Livro foram especialmente favorecidos por Deus, quanto às revelações espirituais. Se se mostrassem indignos, haveriam de perder os seus “rostos”. Sua eminência deveria, face à sua própria conduta, degenerar-se em degradação. Outros tomar-lhes-iam o lugar. [²] Comparar com o versículo 65 da 2ª Surata, e respectiva nota.Ó adeptos do Livro, crede no que vos revelamos, coisa que bem corrobora o que tendes, antes que desfiguremos os rosto de alguns[¹], ou que os amaldiçoemos, tal como amaldiçoamos os profanadores do sábado[²], para que a sentença de Deus seja executada!
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Ó vós que recebestes o Livro, crede no que vos revelamos e que ‘.onfirma o que já possuís, antes que vos desfiguremos os rostos e vos onfundamos e vos amaldiçoemos como amaldiçoamos os transeresso-
(Mansour Challita, 1970)
res do sábado. A ordem de Deus é sempre executada.
Ou vós povo do Livro, crede no que Nós temos enviado, realizando aquilo que está convosco, antes de termos inflingido humilhação sobre os seus líderes fazermos a eles fugirem ou os amaldiçoaremos como Nós amaldiçoamos o povo do Sábado. E o decreio de Allah está sujeito a ser executado.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 4/47