An Nissa 4/95

An Nissa 4/95

Não são iguais, aqueles dentre os crentes que se sentam e permanecem sem uma desculpa¹, e os que combatem com suas riquezas e suas vidas no caminho de Deus. Deus elevou a posição daqueles que fazem jihad com suas riquezas e vidas² acima daqueles que se sentam e permanecem. Deus prometeu a todos o mais belo (que fizeram)³. Porém, com uma grande recompensa que concederá, Deus tornou os que fazem jihad superiores dos que se sentaram e permaneceram.

(Fundação Suleymaniye)
[¹] At Taubah 9/91, Al Fath 48/17 [²] Jihad (جهاد) é qualquer tipo de luta  para obedecer à ordem de Deus contra a pressão do inimigo, o diabo ou os desejos (Mufradat). [³]Por certo, aqueles, aos quais foi antecipada, por Nós, a mais bela recompensa, esses serão dela afastados. (Al Anbiya 21/101). Essas são pessoas que se mantêm longe dos pecados graves. (An Nissa 4/31, An Najm 53 / 31-32)

Não se igualam os ausentes do combate, dentre os crentes não inválidos, e os lutadores no caminho de Allah, com suas riquezas e com si mesmos. Allah prefere os lutadores, com suas riquezas e com si mesmos, aos ausentes, dando-lhes um escalão acima destes. E a ambos Allah promete a mais bela recompensa. E Allah prefere os lutadores aos ausentes, dando-lhes magnífico prêmio:

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

Os fiéis, que, sem razão fundada, permanecem em suas casas, jamais se equiparam àqueles que sacrificam os seus bens e suas vidas pela causa de Deus; Ele concede maior dignidade àqueles que sacrificam os seus bens e suas vidas do que aos que permanecem (em suas casas). Embora Deus prometa a todos (os fiéis) o bem, sempre confere aos combatentes uma recompensa superior à dos que permanecem (em suas casas).

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

Não há igualdade entre os crentes que permanecem em casa, sem serem inválidos, e os que combatem e arriscam bens e vida a serviço de Deus. Deus eleva os que lutam por Ele com seus bens e sua vida um grau acima dos outros. A todos, Deus promete excelente recompensa, mas conferirá aos combatentes paga superior à dos que permanecem em casa:

(Mansour Challita, 1970)

Aqueles dentre os crentes que se deixam ficar quietos, com exceção dos incapacitados, e os que se esforçam na causa de Allah com a sua riqueza e as suas pessoas, não são iguais. Allah exaltou em posição os que se esforçam com a sua riqueza e as suas pessoas acima dos que se deixam ficar quietos. E a cada um Allah prometeu o bem. E Allah exaltou os que se esforçam acima dos que se deixam ficar quietos por meio duma grande recompensa.

(Iqbal Najam, 1988)

لَا يَسْتَوِي الْقَاعِدُونَ مِنَ الْمُؤْمِن۪ينَ غَيْرُ اُو۬لِي الضَّرَرِ وَالْمُجَاهِدُونَ ف۪ي سَب۪يلِ اللّٰهِ بِاَمْوَالِهِمْ وَاَنْفُسِهِمْۜ فَضَّلَ اللّٰهُ الْمُجَاهِد۪ينَ بِاَمْوَالِهِمْ وَاَنْفُسِهِمْ عَلَى الْقَاعِد۪ينَ دَرَجَةًۜ وَكُلًّا وَعَدَ اللّٰهُ الْحُسْنٰىۜ وَفَضَّلَ اللّٰهُ الْمُجَاهِد۪ينَ عَلَى الْقَاعِد۪ينَ اَجْرًا عَظ۪يمًاۙ

An Nissa 4/95

Alcorão 4/95