Saba 34/13

Saba 34/13

Faziam-lhe o que queria: santuários e estátuas e alguidares grandes como os tanques, e caldeirões¹ assentes. E dissemos: “Laborai, ó família de Davi, em agradecimento.” Enquanto poucos, dentre Meus servos, são os agradecidos.

Dr. Helmi Nasr, 2015

¹ Esses caldeirões eram escavados em montanhas de pedra, cujo acesso era feito por escadas.

Executaram, para ele, tudo quanto desejava: arcos,¹ estátuas, grandes vasilhas como reservatórios, e resistentes caldeiras de cobre. (E dissemos): Trabalhai, ó familiares de Davi², com agradecimento! Quão pouco são os agradecidos, entre os Meus servos!

Prof. Samir El Hayek, 1974

¹ Mahráb (plural Máharib); traduzido por “arco”, pode ser aplicado a qualquer estrutura arquitetônica fina, elevada e espaçosa. Como a referência aqui é ao Templo de Salomão, achamos que a palavra “arcos” fosse a mais apropriada. “Arcos” seriam os ornamentos estruturais do Templo. E as estátuas seriam como as imagens de bois e de querubins, mencionadas em Crônicas — II 4:3 e 3:14; as vasilhas (Crônicas — II 4:22) eram, talvez, os grandes pratos redondos, em torno dos quais os homens podiam sentar-se e comer, de acordo com um antigo costume oriental, enquanto as caldeiras ou potes (Crônicas — II 4:16) estavam fixadas num só lugar, sendo de capacidade tal, que não podiam ser removidas facilmente.
² A construção do templo constitui um grande evento para a história israelita. O lema aqui fornecido é “Trabalha!”, porque somente assim poder-se-ia justificar a manutenção do Reino de Davi, que alcançou o seu fastígio sob o governo de Salomão. Sem trabalho, tanto literal como figurativamente, para os “efeitos virtuosos”, todo aquele poder e toda aquela glória estariam fora de lugar, desapareceriam em poucas geração, juntamente com o declínio do espírito moral que estava por trás daquilo tudo.

Executavam para ele o que ele desejasse: castelos, estátuas, bandejas como bacias e caldeiras estáveis. E dizíamos: “Família de David, trabalha com gratidão.” Quão poucos são agradecidos entre Meus servos!

Mansour Challita, 1970

Eles fizeram para ele o que ele desejava: palácios e estátuas, e bacias como reservatórios, e grandes vasilhas para cozer fixadas em seus lugares; “Trabalhai vós. Oh Casa de David, gratamente”, e apenas poucos dos Meus servos são gratos.

Iqbal Najam, 1988

يَعْمَلُونَ لَهُ مَا يَشَٓاءُ مِنْ مَحَار۪يبَ وَتَمَاث۪يلَ وَجِفَانٍ كَالْجَوَابِ وَقُدُورٍ رَاسِيَاتٍۜ اِعْمَلُٓوا اٰلَ دَاوُ۫دَ شُكْرًاۜ وَقَل۪يلٌ مِنْ عِبَادِيَ الشَّكُورُ

Saba 34/13

Alcorão 34/13