Oração, jejum e zakat nos ajudam a adquirir competência religiosa e nos afetam positivamente do ponto de vista social. E o Hajj? Qual é a lógica por trás da adoração da peregrinação? O que é destinado às pessoas, obrigando o Hajj?
Antes de mais nada, a peregrinação é um comando de Allah. Nós realizamos todos os cultos porque Ele manda assim.
Segundo: O mês de peregrinação é o meio dos três meses proibidos (haraam). Nestes meses, ninguém pode prejudicar outra alma. Uma pessoa não pode tocar o outro, mesmo se ele viu o assassino de seu pai. Portanto, os povos devem estar seguros, desde o momento em que partem para Meca até voltarem para casa.
Terceiro:
Os seguintes versículos explicam este motivo:
Proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo o longínquo lugar, Para testemunharem os benefícios que lhes foram dados e invocarem o nome de Allah, nos dias mencionados, (agradecidos) pelo gado com que Ele os agraciou (para o sacrifício). Comei, pois, dele, e alimentai o indigente e o pobre.”
Al Hajj 22/27–28
O hajj costumava ser um mercado mundial. Todos podiam se encontrar em Meca para o comércio e a adoração. A comercialização em Meca continuou até que Kharijite se revolta. Foi também um ambiente social para todas as pessoas na terra se unirem.
Hoje, a peregrinação (Hajj ou Umrah) não é organizada da maneira como é prescrita no Alcorão, mas deve ser assim.