Al Ahzab 33/5
Chamai-os pelos nomes de seus pais:¹ isso é mais eqüitativo, perante Allah. E, se não conheceis seus pais, eles serão vossos irmãos, na religião, e vossos aliados. E não há culpa, sobre vós, em errardes, nisso, mas no que vossos corações intentam. E Allah é Perdoador, Misericordiador.
Dr. Helmi Nasr, 2015
¹ Ou seja, o filho deve receber o nome do pai legítimo, e não o do adotivo.
Dai-lhes os sobrenomes dos seus verdadeiros pais; isto é mais eqüitativo ante Deus. Contudo, se não lhes conheceis os pais,¹ sabei que eles são vossos irmãos, na religião, e vossos tutelados.² Porém, se vos equivocardes, não sereis recriminados; (o que conta) são as intenções de vossos corações; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ Os homens que eram libertados freqüentemente levavam os nomes de seus amos — “filho de fulano”. Quando eram escravos, talvez os nomes de seus pais tivessem ficado completamente perdidos. É mais correto falarmos deles como os Maula de fulano. Porém, Maula, em árabe, também pode implicar uma relação íntima de amizade; nesse caso, ainda é melhor o termo correto, em vez do termo “filho”. “Irmão” não é objetável, porque a palavra “irmandade” é usada num sentido mais amplo do que “paternidade”, e está menos sujeita a mal-entendidos.
² O que se tem em mira é destruir a superstição de se levantarem falsas relações, em detrimento ou perda das verdadeiras relações consangüíneas. Não se tem intenção de penalizar um desliza involuntário sobre o assunto, mesmo no caso em que um homem trate outro por seu filho ou pai, que não seja seu filho ou pai, por polidez ou afeição.
Dai a vossos filhos adotivos os sobrenomes de seus pais: é mais equitativo ante Deus. Se não lhes conheceis os pais, considerai-os então vossos irmãos na religião e vossos aliados. Não sereis responsabilizados por vossos enganos, mas pelo que vossos corações premeditam. Deus permanece perdoador e misericordioso.
Mansour Challita, 1970
Chamai-os pelos seus pais. Isso é mais equitativo à vista de Allah. Mas se vós não conheceis os seus pais, então eles são vossos irmãos na fé e vossos amigos. E não há pecado para vós em algum engano que possais fazer nesta matéria, porém vós sois responsáveis é apenas a intenção da vossa mente está feita. E Allah é Indulgente, Misericordioso.
Iqbal Najam, 1988
Alcorão 33/5