Al An’am 6/125
Então, a quem Allah deseja guiar, Ele lhe dilatará o peito para o Islão. E a quem deseja descaminhar, Ele lhe tomará o peito constrito, oprimido, como se se esforçasse para ascender ao céu[¹]. Assim, Allah faz cair o tormento sobre os que não crêem.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
É notável o moderno entendimento científico, encerrado neste versículo, acerca das dificuldades respiratórias ocorridas em grandes altitudes. Pesquisas atuais revelam que, quanto mais o homem ascende no espaço, tanto mais sua respiração se torna difícil, em virtude da compressão atmosférica exercida em seu tórax.
A quem Deus quer iluminar, dilata-lhe o peito[¹] para o Islam; a quem quer desviar (por tal merecer), oprime-lhe o peito, como aquele que se eleva na atmosfera[²]. Assim, Deus cobre de abominação aqueles que se negam a crer.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] O Plano Universal de Deus é o cadhá-wa-cadar, que é muito mal compreendido. Esse Plano é inalterável, e essa é a Sua Vontade. Isto quer dizer que no mundo espiritual, bem como no material, existem leis de justiça, de misericórdia, de graça, de castigo, etc., que funcionam tão seguramente como qualquer outro instrumento que conheçamos. Se, então, o homem se recusar a aceitar a Fé, tornar-se-á rebelde e, a cada passo, abater-se-á cada vez mais, com a aceleração do seu movimento regular. Quase não será capaz de tomar a respiração espiritual, a ponto de sua recuperação — a despeito da misericórdia de Deus, que ele rejeitara — tornar-se tão difícil, como se tornaria a sua ascensão aos céus. Por outro lado, o devoto achará, a casa passo, mais fácil o próximo. [²] Os estudos científicos modernos provam que quanto mais o homem se eleva na atmosfera, mais difícil se torna a sua respiração pelo nariz. Ao alcançar a altura de 360 m, só poderá respirar pela boca; continuando a elevar-se, chegará o momento em que será totalmente impossível respirar.Quem Deus quer guiar abre-lhe o coração para a submissão. E quem quer perder torna-lhe o coração estreito e oprimido, como se estivesse subindo até o firmamento. Assim Deus joga estigmas sobre os descrentes.
(Mansour Challita, 1970)
De modo que, a quem quer que seja que Allah deseje guiar, Ele abre o coração para a aceitação do Islão; e a quem quer que seja que Ele deseje que se extravie, faz-lhe o seu coração fechado como se fosse uma subida difícil. Assim Allah inflige o castigo aos que não creem.
(Iqbal Najam, 1988)