Al An’am 6/151
Dize: “Vinde, eu recitarei o que vosso Senhor vos proibiu[¹]: nada lhe associeis. E tende benevolência para com os pais. E não mateis vossos filhos, com receio da indigência: Nós vos damos sustento, e a eles. E não vos aproximeis das obscenidades, aparentes e latentes. E não mateis a alma, que Allah proibiu[²] matar, exceto se com justa razão. Eis o que Ele vos recomenda, para razoardes.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Este versículo e os dois subseqüentes encerram o que se pode chamar de o decálogo islâmico: 1. Nào associar nada a Deus; 2. Ter benevolência para com os pais; 3. Não matar os filhos, receando não poder sustentá-los; 4. Evitar qualquer tipo de obscenidade ou torpeza; 5. Não cometer homicídio; 6. Não surrupiar os bens dos órfãos; 7. Ser honesto nas transações; 8. Agir, sempre, com justiça, mesmo em detrimento de parentes; 9. Cumprir o pacto de Deus, observando-lhe os preceitos; 10. Seguir a senda reta de Deus. [²] É lei comum a todos os livros divinos o respeito pela vida, exceto quando, por motivos retaliativos, a religião permite o homicídio.Dize (ainda mais): Vinde, para que eu vos prescreva o que vosso Senhor vos vedou: Não Lhe atribuais parceiros; tratai com benevolência vossos pais; não sejais filicidas, por temor á miséria — Nós vos sustentaremos, tão bem quanto aos vossos filhos —; não vos aproximeis das obscenidades, tanto pública, como privadamente, e não mateis, senão legitimamente, o que Deus proibiu matar. Eis o que Ele vos prescreve, para que raciocineis.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Dize: “Vinde. Vou enumerar para vós o que vosso Deus vos vedou: não Lhe associeis seja quem for; tratai com bondade vosso pai e vossa mãe; não mateis vossos filhos por falta de víveres: Nós vos sustentaremos e a eles; não cometais abominações, nem em segredo nem em público; e não mateis os que Deus proibiu matar, exceto na justiça.” É tudo isso que Deus vos recomenda. Possais refletir!
(Mansour Challita, 1970)
Dizei, ‘Vinde, Eu repetirei para vós o que o vosso Senhor fez inviolável: que vós não associeis coisa alguma como partícipe com Ele e que façais o bem a vossos pais, e que vós não mateis vossos filhos por medo da pobreza, —somos Nós que providenciamos para vós e para eles— e que não vos aproximeis de atos imundos, quer às claras quer em segredo; e que não mateis a vida que Allah fez sagrada. Salvo por direito. Isso é o que Ele vos determinou; para que vós possais compreender’.
(Iqbal Najam, 1988)