Al An’am 6/164
Dize: “Buscarei outro senhor que Allah, enquanto Ele é O Senhor de todas as cousas? E cada alma não comete pecado senão contra si mesma. E nenhuma alma pecadora arca com o pecado de outra. Em seguida, a vosso Senhor será vosso retorno: então, Ele vos informará daquilo de que discrepáveis.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
Dize ainda: Como poderia eu adorar outro senhor que não fosse Deus, uma vez que Ele é o Senhor de todas as coisas? Nenhuma alma receberá[¹] outra recompensa que não for a merecida, e nenhuma pecador arcará cm culpas alheias, Então, retornareis ao vosso Senhor, o Qual vos inteirará de vossas divergências.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Novamente a doutrina da responsabilidade pessoal. Nós próprios somos responsáveis por nossos atos; não podemos transferir as conseqüências para ninguém mais. Nem tampouco ninguém poderá expiar vicariamente os nossos pecados. Se, honestamente, as pessoas têm dúvidas ou desentendimentos sobre questões importantes quanto à religião, não devem dar início a disputas fúteis. Tudo será esclarecido no fim. Nosso mister, aqui, é mantermos a unidade e a disciplina, e cumprirmos com o dever com que nos deparamos.Dize: “Procuraria eu um Senhor que não seja Deus, quando Ele é o Senhor de tudo? Ninguém receberá mais do que merece. E nenhuma alma carregará o fardo de outra alma. Depois, para vosso Senhor voltareis. E Ele vos instruirá sobre o que disputais.
(Mansour Challita, 1970)
Dizei, ‘Buscarei eu outro Senhor além de Allah, quando Ele é o Senhor de todas as coisas?’ E cada alma é responsável pelos seus atos: nem nenhum portador de carga transporta a carga de um outro. Então para o vosso Senhor será o vosso regresso, e Ele vos informará daquilo em que vós costumáveis diferir.
(Iqbal Najam, 1988)