Al An’am 6/165
….
(Fundação Suleymaniye)
وَهُوَ الَّذ۪ي جَعَلَكُمْ خَلَٓائِفَ الْاَرْضِ وَرَفَعَ بَعْضَكُمْ فَوْقَ بَعْضٍ دَرَجَاتٍ لِيَبْلُوَكُمْ ف۪ي مَٓا اٰتٰيكُمْۜ اِنَّ رَبَّكَ سَر۪يعُ الْعِقَابِۘ وَاِنَّهُ لَغَفُورٌ رَح۪يمٌ
(Al An’am 6/165)
E Ele é Quem vos fez sucessores, na terra, e elevou, em escalões, alguns de vós acima de outros, para pôr-vos à prova, com o que vos concedeu. Por certo, teu Senhor é Destro na punição e, por certo, Ele é Perdoador, Misericordiador.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
Ele foi Quem vos designou legatários[¹] na terra e vos elevou uns sobre outros, em hierarquia, para testar-vos com tudo quanto vos agraciou. Teu Senhor é Destro no castigo, conquanto seja Indulgente, Misericordiosíssimo.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Comparar com o versículo 30 da 2ª Surata, e respectiva nota, onde traduzimos a palavra Khalifa por "legatário", sendo do Plano de Deus tornar Adão (como representante da humanidade) e Seu legatário na terra. Uma outra idéia implícita em Khalifa é a de "sucessor, herdeiro", isto é, aquele que tem direito prioritário à posse (a quem um testamento em vida foi concedido pelo possuidor), depois que este morreu. No versículo 23 da 15ª Surata aparece a notável palavra "Herdeiro" (com "h" maiúsculo — Wáriçun), aplicada a Deus: "Somos Aquele que dá a vida e a morte, e somos o Único Herdeiro de tudo." A mesma idéia ocorre no versículo 180 da 3ª Surata, onde há que ver a respectiva nota. Aqui, a tradução tenta expressar ambas as idéias, as quais entendemos, partindo do original.
Foi Ele quem vos nomeou califas na terra e elevou uns de vós acima dos outros para pôr-vos à prova no que vos proporcionou. Teu Senhor é rápido no castigo. E é clemente e misericordioso.”
(Mansour Challita, 1970)
E é Ele quem vos fez fiel-gerentes de outros na terra e exaltou alguns de vós acima de outros em graus de categoria, para que Ele vos possa experimentar por aquilo que vos têm dado. Por certo, o teu Senhor é rápido na perseguição; e por certo Ele é o Mais Generoso, Misericordioso.
(Iqbal Najam, 1988)
Al An’am 6/165